Home
Entretenimento
Além de 'A Longa Marcha': Conheça 5 livros de Stephen King que viraram filmes
Entretenimento

Além de 'A Longa Marcha': Conheça 5 livros de Stephen King que viraram filmes

publisherLogo
Aventuras Na História
20/09/2025 14h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16608906/original/open-uri20250920-34-1f0qh65?1758378302
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira, 18 de setembro, estreia nos cinemas de todo o Brasil o filme ‘A Longa Marcha: Caminhe ou Morra‘. Dirigido por Francis Lawrence, o longa é uma adaptação do livro ‘A Longa Marcha’, escrito pelo mestre do terror Stephen King.

Adolescentes participam de uma competição extenuante e de alto risco onde devem caminhar continuamente ou serão baleados por um membro de sua escolta militar”, narra a sinopse do filme. Veja o trailer:

 

 

Além da própria premissa certamente intrigante, ‘A Longa Marcha’ chama atenção por ser o primeiro livro escrito por Stephen King — embora não tenha sido o primeiro publicado —, que já é amplamente reconhecido por criar várias histórias que se tornaram icônicas por si só, mas também com suas adaptações para o cinema. Confira a seguir 5 livros de King que viraram filmes:

1. It – A Coisa

Palhaço Pennywise em ‘It: Uma Obra-Prima do Medo’ (1990) e em ‘It: A Coisa’ (2017) / Crédito: Reprodução / Reprodução/Warner Bros. Pictures

Publicado em 1986, ‘It – A Coisa‘ foi o 22º livro de King, que acompanha as experiências de sete crianças que são aterrorizadas por uma entidade maligna que se apresenta como um palhaço, para explorar os medos de suas vítimas enquanto as caça. A história é um verdadeiro marco do terror, e já chocou os fãs de cinema em diferentes gerações.

Ainda no início da década de 1990, o livro foi adaptado na minissérie ‘It: Uma Obra-Prima do Medo’ — posteriormente adaptada para um longa-metragem, com mais de 3 horas de duração —, e na época já tirou o sono de muita gente, com Tim Curry interpretando o palhaço Pennywise.

Mas a adaptação que ficou mais famosa nos últimos tempos foi a lançada nos cinemas em 2017, dirigido por Andy Muschietti e com Bill Skarsgård como o palhaço, e que foi dividida em duas partes, com a continuação chegando em 2019. Vale mencionar que a longa duração duas adaptações são dignas, afinal, ‘It – A Coisa’ é um dos maiores livros de Stephen King, com mais de mil páginas.


2. Carrie

Sissy Spacek e Chloë Grace Moretz como Carrie White / Crédito: Reprodução / Reprodução/Sony Pictures Entertainment

O primeiro grande sucesso de Stephen King, que colocou seu nome em evidência e chamou atenção para todas as suas obras seguintes, foi ‘Carrie‘, publicado em 1974. Hoje visto como um clássico moderno do terror, a obra conta a história de Carrie White, uma adolescente tímida que é controlada pela mãe, sofre bullying dos colegas de escola, mas, no dia de sua formatura, descobre possuir poderes telecinéticos, em uma das cenas mais brutais do terror.

O livro já foi adaptado e inspirou filmes em quatro ocasiões diferentes. A primeira delas, e por muito tempo a mais memorável, foi no filme ‘Carrie, a Estranha’, lançado em 1976 e dirigido por Brian De Palma. Esta é considerada por muitos a melhor adaptação do livro de King, e até recebeu duas indicações ao Oscar, inclusive na categoria de Melhor Atriz para Sissy Spacek, que interpretou Carrie.

Embora não seja uma adaptação, mas sim uma história inspirada na obra, em 1999 também estreou o filme ‘A Maldição de Carrie’, que segue a meia-irmã mais nova de Carrie White; e em 2002 também foi lançado o filme ‘Carrie, a Estranha’ exibido originalmente pela NBC, mas consideravelmente esquecível. A história só voltou a chamar atenção novamente com a adaptação mais recente, ‘Carrie – A Estranha’, de 2013, dirigido por Kimberly Peirce e com Chloë Grace Moretz e Julianne Moore no elenco.


3. O Iluminado

Cenas de ‘O Iluminado’ (1980) e ‘Doutor Sono’ (2019) / Crédito: Reprodução/Warner Bros.

O terceiro livro de Stephen King e responsável por firmá-lo no gênero do terror foi ‘O Iluminado‘, publicado em 1977. Aqui, acompanhamos Jack Torrance, um aspirante a escritor e alcoólatra em recuperação, que trabalha como zelador na baixa temporada de um hotel nas montanhas do Colorado; e leva para lá sua esposa Wendy e o filho, Danny.

Porém, depois que a família fica presa devido uma tempestade de neve, forças sobrenaturais que habitam o hotel passam a influenciar a sanidade de Jack, que coloca sua família em risco.

Digno do maior escritor de terror de todos os tempos, ‘O Iluminado‘ foi adaptado para os cinemas com um filme de mesmo nome em 1980, dirigido por outra lenda no gênero, mas do cinema: Stanley Kubrick.

Hoje, o filme é considerado um dos maiores clássicos do terror, e possui fãs de todas as idades ao redor do mundo — embora, curiosamente, o próprio King não tenha aprovado tanto assim a adaptação. Já outra versão menos conhecida surgiu em 1997, com uma minissérie de três episódios escrita e produzida por King, com base em sua insatisfação com a versão de Kubrick.

Vale mencionar também que ‘O Iluminado’ recebeu uma continuação por King, com o livro ‘Doutor Sono‘, publicado em 2013 e que acompanha Danny Torrance adulto; e foi adaptado para os cinemas em 2019, dirigido por Mike Flanagan e servindo como sequência do filme de Kubrick — mas retomando elementos do livro original, conseguindo a aprovação de King.


4. O Cemitério

Cenas de ‘Cemitério Maldito’ de 1989 e 2019 / Crédito: Reprodução/Paramount Pictures

Lançado originalmente no fim de 1983, o livro ‘O Cemitério‘ de King foi indicado ao World Fantasy Award de Melhor Romance em 1984 e, embora não seja uma de suas obras mais comentadas, certamente possui muitos fãs. Ele acompanha uma família que se muda para uma casa próxima a um antigo cemitério indígena, que trás de volta à vida todos que ali são enterrados, incluindo o cão de estimação deles; mas de uma forma totalmente inesperada e que transforma a vida deles em um pesadelo.

A primeira adaptação do livro aos cinemas, ‘Cemitério Maldito‘, estreou em 1989 e teve King não apenas como roteirista, como também participando brevemente como um padre. Ele foi dirigido por Mary Lambert, que também dirigiu uma sequência, desta vez sem se basear em qualquer livro de King, lançada em 1992.

Em 2019, outra adaptação estreou nos cinemas, também chamada ‘Cemitério Maldito’ e dirigida por Dennis Widmyer e Kevin Kölsch. E, em vez de receber uma sequência, esse filme teve uma prequel em 2023, ‘Cemitério Maldito: A Origem’, que se ambienta 50 anos antes do longa de 2019, e explica a mitologia e as origens do cemitério, mas também sem se basear em uma obra específica de King.


5. À Espera de um Milagre

Cena de ‘À Espera de um Milagre’ / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Dessa vez fugindo um pouco da temática do terror, o filmeÀ Espera de um Milagre‘, lançado em 1999 e dirigido por Frank Darabont, já emocionou muita gente ao apresentar o relacionamento incomum entre o carcereiro Paul Edgecomb e John Coffey, um homem negro enorme, extremamente gentil e com um dom sobrenatural que está no corredor da morte — e que mostra a Edgecomb que milagres podem acontecer até nos lugares mais inesperados.

Não sendo um terror, muita gente sequer imagina que o filme seja inspirado em uma obra de Stephen King. O livro foi publicado somente três anos antes do filme, em 1996, sendo originalmente lançado em seis volumes, intitulado ‘O Corredor da Morte‘.

Ele é como uma narrativa em primeira pessoa do próprio Edgecombe, já idoso que vivendo em um asilo, que relata suas memórias e narra as experiências que teve como chefe dos guardas no corredor da morte durante a Grande Depressão.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também