Home
Entretenimento
Inspirado em clássico de Guimarães Rosa, 'Grande Sertão' chega aos cinemas
Entretenimento

Inspirado em clássico de Guimarães Rosa, 'Grande Sertão' chega aos cinemas

publisherLogo
Aventuras Na História
06/06/2024 16h09
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A partir desta quinta-feira, 6, cinemas de todo o país começarão a exibir o filme 'Grande Sertão'. Dirigido por Guel Arraes (mesmo diretor de 'O Auto da Compadecida', de 2000), o filme é inspirado no clássico da literatura 'Grande Sertão: Veredas', escrito por João Guimarães Rosa — mas em uma ambientação mais contemporânea, com algumas liberdades criativas.

"Numa grande comunidade da periferia brasileira chamada Grande Sertão, a luta entre policiais e bandidos assume ares de guerra e traz à tona questões como lealdade, vida, morte, amor, coragem, Deus e o diabo", descreve a sinopse do longa.

Neste filme, a violência dos jagunços do sertão é deixada de lado, e agora acompanhamos a violência nas periferias urbanas. Em seu elenco, destacam-se figuras como Caio Blat, Luisa Arraes, Eduardo Sterblitch, Rodrigo Lombardi e Luís Miranda, repercute a Rolling Stone Brasil.

+ 'Guerreiros do Sol': Nova novela inspirada em Lampião e Maria Bonita ganha trailer

Grande Sertão: Veredas

Publicado originalmente em 1956, 'Grande Sertão: Veredas' foi escrito pelo mineiro João Guimarães Rosa, autor de outras obras famosas como 'Sagarana' e 'Campo Geral'. No livro, acompanhamos a história de amor entre Riobaldo e Reinaldo (ou Diadorim), narradas pelo próprio Riobaldo, um ex-jagunço, que relembra também de sua juventude junto a um bando de jagunços.

Essa é certamente a obra mais famosa de Guimarães Rosa, considerado um dos maiores escritores que o Brasil já teve. Ele faleceu em 19 de novembro de 1967, aos 59 anos, após sofrer um ataque cardíaco.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também