O Agente Secreto: tudo o que você precisa saber sobre o longa brasileiro
Bons Fluidos

O cinema brasileiro está festa com as múltiplas indicações do filme O Agente Secreto, novo trabalho do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, conhecido por sucessos como Bacurau. O longa foi selecionado para o Globo de Ouro 2026. A cerimônia ocorrerá em 11 de janeiro e o filme disputa em categorias de peso.
A produção concorre ao prêmio principal de Melhor Filme de Drama, enfrentando títulos notáveis como Frankenstein, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, Foi Apenas um Acidente, Valor Sentimental e Pecadores.
O Agente Secreto
Além disso, como representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2026, O Agente Secreto também está na disputa por Melhor Filme em Língua Não-Inglesa. Nesta categoria, ele compete com Foi Apenas um Acidente (França), No Other Choice (Coreia do Sul), Valor Sentimental (Noruega), Sirāt (Espanha) e A Voz de Hind Rajab (Tunísia).
Para completar o feito, o ator Wagner Moura, que já brilhou em Guerra Civil, foi indicado a Melhor Ator em Drama por sua performance no filme. Ele disputa o troféu com Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
A história de O Agente Secreto
O filme acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, um professor universitário que, após ser caçado por atividades subversivas, decide fugir para Recife, buscando segurança temporária enquanto planeja deixar o país com seu filho pequeno. No entanto, ao chegar à capital pernambucana, ele descobre que está jurado de morte por um antigo desafeto.
O elenco conta ainda com talentos brasileiros como Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Rubens Santos (Aquarius), Udo Kier (Bacurau), Thomás Aquino (DNA do Crime), Suzy Lopes (Paloma), Buda Lira (Mais Pesado É o Céu), Carlos Francisco (Marte Um), Wilson Rabelo (Bandida: A Número Um) e Laura Lufési.
* Leia também: Pela primeira vez na história do Cinema, cachorro concorre com humanos em categoria de destaque

