Morre o ator e diretor Robert Redford, aos 89 anos
ICARO Media Group TITAN
Na madrugada desta terça-feira, o cinema mundial perdeu uma de suas grandes figuras; o ator e diretor norte-americano Robert Redford faleceu, aos 84 anos. A morte foi confirmada por Cindi Berger, diretora da empresa de relações públicas Rogers & Cowan PMK, que acompanhou de perto a carreira e a vida do artista. A causa do falecimento não foi divulgada.
Robert Redford deixa para trás um legado inestimável no mundo do cinema. Diretor do aclamado "Gente como a Gente", vencedor do Oscar de melhor filme em 1980, Redford recebeu também a estatueta de melhor diretor pela mesma obra. Como ator, ficou eternizado no faroeste "Butch Cassidy and the Sundance Kid", de 1969, que marcou um ponto crucial em sua trajetória e o consagrou internacionalmente. Além disso, sua atuação brilhante em "Golpe de Mestre", de 1973, lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.
Fora das telas, Robert Redford foi um fervoroso ativista ambiental e um progressista no campo político, dedicando-se a causas ecológicas e sociais. Sua atuação não se limitou apenas ao cinema, pois em 1981 fundou o Sundance Institute, instituição voltada ao apoio de jovens cineastas, que deu origem ao renomado Festival de Sundance, em Utah, se tornando um marco no cinema independente nos Estados Unidos.