Linha do Metrô de São Paulo terá estação 'Abel Ferreira'
ICARO Media Group TITAN
A apresentação da nova linha 16-Violeta do metrô de São Paulo no último sábado (20) gerou muitas reações nas redes sociais, em especial devido à escolha do nome de uma estação específica: Abel Ferreira. O projeto contará com 25 estações e irá conectar da estação Oscar Freire até a Cidade Tiradentes, com a estação Abel Ferreira localizada na Zona Leste. Alguns comentários no perfil Diário da CPTM sugeriram que a escolha do nome poderia estar relacionada ao técnico atual do Palmeiras.
Linha 16-Violeta: a futura conexão entre leste e oeste que vai transformar a mobilidade em São Paulo
— Diário da CPTM (@DiariodaCPTM) September 20, 2025
Com 32 km e 25 estações, a Linha 16-Violeta será um novo ramal de metrô ligando Cidade Tiradentes à Oscar Freire, passando por parques icônicos como Ibirapuera, Aclimação e… pic.twitter.com/w6oCfakVU3
Dentre as reações ao post, destacaram-se comentários como "Estação Abel Ferreira é loucura", "se vai ter a estação Abel Ferreira, eu exijo que tenha a estação Dorival Jr." e "por que não estação Muricy Ramalho?". No entanto, a escolha do nome da estação é, na verdade, em homenagem a um Abel que nasceu em Portugal, mas não se refere ao atual comandante do Palmeiras. A estação estará localizada na região da avenida vereador Abel Ferreira.
Abel Ferreira, o político, nasceu em 1906 no Viseu e chegou ao Brasil em 1913, tendo uma importante trajetória política entre as décadas de 1950 e 1970. Falecido em 1986, ele deu nome à avenida em 1987. O leilão com o vencedor da concessão responsável pelas obras da linha 16-Violeta está previsto para ocorrer em 2026, e somente após isso começará a construção da linha.
Vale ressaltar que Abel Ferreira, o treinador do Palmeiras desde 2020, conquistou dez títulos e, devido à sua notável trajetória de sucesso, recebeu o título de cidadão paulistano em 2022.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.