Massagem caseira ajuda a purificar o corpo e aliviar o estresse; veja como fazer
Bons Fluidos
A drenagem linfática manual, criada na década de 1930 para tratar questões de saúde, recentemente tem ganhado espaço na estética como método para reduzir a retenção de líquidos e modelar o corpo. O que poucos sabem, contudo, é que, além dos benefícios para a aparência, a massagem também traz impactos positivos para o bem-estar emocional.
Potencial para o corpo
De acordo com especialistas, um dos principais efeitos da drenagem é a ativação do sistema linfático, o que ajuda a eliminar líquidos e, consequentemente, toxinas. Esse processo ocorre pelo aumento da quantidade e da velocidade do líquido linfático que circula pelo corpo, por meio de movimentos suaves que imitam o bombeamento natural do organismo.
Assim, a técnica purifica o corpo e contribui para a redução de edemas, além de aliviar dores causadas por inflamações. O bem-estar mental, por sua vez, está associado à liberação de tensões acumuladas, que vão sendo dissipadas a cada sessão.
Ademais, conforme apontam estudos norte-americanos, a massagem também melhora a qualidade do sono, proporcionando leveza e relaxamento. Isso porque a técnica estimula a circulação do sangue e diminui a fadiga muscular, favorecendo o funcionamento do organismo como um todo.
Aprenda a fazer a massagem
A drenagem linfática pode ser feita tanto de forma manual quanto mecânica, sendo esta aplicada em clínicas estéticas com o auxílio de aparelhos e profissionais capacitados. Em ambos os casos, os resultados costumam ser melhores quando o procedimento é feito por especialistas, de uma a cinco vezes por semana.
Entretanto, também é possível realizá-la em casa. Para isso, antes de começar, é importante preparar a pele aplicando um creme leve ou um óleo natural, que ajuda na realização do movimentos. Em seguida, respire profundamente três vezes, inspirando e expirando devagar, para relaxar o corpo.
Após a preparação, inicie deslizando as palmas suavemente pelas pernas, sempre em direção ao coração. Posteriormente, na região do abdômen, faça movimentos circulares suaves com as duas mãos, no sentido horário. Por fim, finalize a massagem nos braços e no pescoço, usando toques leves para aliviar a tensão e estimular a circulação.