Home
Estilo de Vida
Traição impacta diretamente a saúde mental; entenda os efeitos e como lidar
Estilo de Vida

Traição impacta diretamente a saúde mental; entenda os efeitos e como lidar

publisherLogo
Bons Fluidos
10/10/2025 17h49
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16622848/original/open-uri20251010-34-a7fa6n?1760118903
© Canva Equipes/Africa images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quem já passou por uma traição, seja consumada ou apenas próxima de acontecer, sabe que ela provoca impactos emocionais que podem perdurar por longos períodos. Psicólogos explicam que os efeitos vão desde baixa autoestima e insegurança até transtornos mentais, como ansiedade. Entenda:

Como a traição afeta o psicológico?

A infidelidade, descrita por especialistas como qualquer ação que vá contra os princípios do outro, gera apreensão e desconfiança não somente em relação ao parceiro, como em si mesmo. “Em um relacionamento que existe traição, a pessoa traída pode começar a se perguntar se ela realmente tem os valores que acreditava ter”, explicou a psicóloga Anne Crunfli, em entrevista à ‘CNN’.

E esses sentimentos ainda costumam se estender a novos vínculos. Isso porque, além de inseguro, o indivíduo fica hiper-vigilante, o que pode intensificar o sofrimento e prejudicar a relação atual. Ademais, a pessoa tende a duvidar de suas qualidades e a viver na expectativa de uma possível traição.

Em muitos casos, a pessoa evita até iniciar um novo relacionamento. Assim, se fecha para o mundo por medo de que a situação se repita. As emoções, segundo profissionais de saúde mental, podem gerar um trauma e desencadear quadros mais graves, como ansiedade, depressão e sinais do transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Além disso, alguns também apresentam sintomas físicos, incluindo insônia, dores e desconforto estomacal.

Dicas para lidar com os sentimentos

Mas o que fazer ao descobrir uma traição? Conversamos com a psicóloga Meiry Kamia, que deu cinco dicas para superar esse momento. “Primeiramente, para lidar com isso, é preciso se recolher e chorar, porque é um luto daquele sonho em que você tanto trabalhou, investiu seu tempo, seu dinheiro e sua energia. E, de repente, tudo desmorona. Evite também desabafar nas redes sociais, se resguarde”, aconselha.

Depois de aliviar sua emoção, é necessário compreender a situação de uma forma mais fria, segundo Kamia. “Foi intencional ou foi sem querer? Foi premeditado? Avalie um pouco mais dessa situação. Porque todos nós somos falhos. Nós prometemos muitas coisas para nós mesmos e nem conseguimos cumprir, quanto mais as outras pessoas”, explica. Confira a matéria completa. 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também