Pescador russo captura peixe com 'aparência alienígena'

Aventuras Na História






O pescador russo Roman Fedortsov, conhecido por registrar criaturas marinhas incomuns, voltou a chamar atenção ao compartilhar a imagem de um peixe misterioso com uma aparência que remete a um “alienígena”.
Morador de Murmansk, no noroeste da Rússia, Fedortsov explora as águas do Ártico e frequentemente exibe suas descobertas para os seus mais de 600 mil seguidores no Instagram. Desta vez, ele fotografou um peixe cinza de formato bulboso repousando sobre a grade de seu navio. Confira:
Sobre o peixe
O pescador identificou o animal como um Aptocyclus ventricosus, popularmente chamado de lumpsucker liso. Essa espécie de peixe de nadadeiras raiadas pode ultrapassar 30 centímetros de comprimento e se destaca por sua aparência arredondada e textura gelatinosa, repercute o Daily Mail.
Habitantes das águas profundas, os lumpsuckers são considerados peixes bentônicos, ou seja, vivem no fundo do mar, podendo ser encontrados a até 1.700 metros de profundidade. Adaptados a esse ambiente extremo, possuem um disco em forma de ventosa na parte inferior do corpo, que lhes permite aderir a pedras e outras superfícies para resistir às fortes correntes oceânicas.
Essa espécie é raramente capturada por pescadores devido à sua profundidade de habitat, tornando os registros de exemplares como o encontrado por Fedortsov ainda mais incomuns e fascinantes.


