Novo recurso no Pix permite contestação de transferências por fraude e golpe
ICARO Media Group TITAN
A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix terão um novo recurso disponível para contestar transferências que envolvam fraudes e golpes. O Mecanismo Especial de Devolução (MED), como é chamado, entrará em vigor com o objetivo de simplificar o processo de contestação de transações fraudulentas de forma totalmente digital, sem a necessidade de interação humana.
O MED foi desenvolvido para aumentar a eficiência e agilidade no bloqueio de recursos em casos de golpes, o que consequentemente ampliará as chances de devolução dos valores aos usuários lesados. Esse mecanismo facilitará as contestações em situações de fraude, golpe e coerção, tornando o processo mais rápido e eficaz.
Segundo Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central (BC), o botão de contestação deverá ser utilizado exclusivamente em situações de golpes, e não em desacordos comerciais, arrependimentos ou erros de digitação de chave no Pix. A ferramenta foi projetada para garantir a segurança e proteção dos usuários em casos de má-fé por parte de terceiros.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.