Home
Tecnologia
Vulcão Lewotobi Laki-laki entra em erupção na Indonésia e lança fumaça a 10 km
Tecnologia

Vulcão Lewotobi Laki-laki entra em erupção na Indonésia e lança fumaça a 10 km

publisherLogo
Aventuras Na História
15/10/2025 11h09
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16625935/original/open-uri20251015-34-jcqxsf?1760526903
©Crédito: Redes sociais
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na madrugada desta quarta-feira, 15, o Monte Lewotobi Laki-laki, situado na província de Nusa Tenggara Oriental, na Indonésia, registrou uma erupção significativa, conforme reportado pela agência de vulcanologia do país. O evento gerou uma coluna de fumaça e cinzas que alcançou 10 quilômetros de altura, levando as autoridades a elevar o alerta para seu nível máximo.

O fenômeno foi registrado às 1h35 (15h35 de terça-feira em Brasília), e teve duração aproximada de nove minutos. Antes dessa erupção principal, o vulcão já havia mostrado sinais de atividade com uma erupção ocorrida duas horas antes, quando as cinzas foram lançadas a uma altura de nove quilômetros.

A Agência Geológica da Indonésia observou um “aumento significativo nas atividades do vulcão” desde segunda-feira (13), motivando a decisão de elevar o nível de alerta. Muhammad Wafid, chefe da agência, alertou que os moradores das áreas adjacentes devem estar preparados para possíveis fluxos de lama em decorrência de chuvas fortes e recomendou que uma zona de segurança de seis a sete quilômetros ao redor do vulcão seja mantida livre de pessoas.

As pessoas que vivem perto do vulcão devem estar cientes do potencial fluxo de lama vulcânica se ocorrerem chuvas fortes”, afirmou Wafid.

Vulcanismo na região

Historicamente, o Lewotobi Laki-laki apresentou erupções notáveis em agosto e julho deste ano, causando perturbações nos voos para a ilha turística de Bali. As recentes atividades vulcânicas levaram à evacuação de dezenas de residentes próximos ao vulcão. De acordo com Avelina Manggota Hallan, funcionária da agência local de mitigação de desastres, muitos habitantes deixaram suas casas após a erupção devastadora em novembro de 2024, que resultou na morte de 10 pessoas e danificou milhares de residências.

Em resposta à situação, o governo decidiu suspender as operações no aeroporto Fransiskus Xaverius Seda, localizado em Maumere, até quinta-feira, conforme informado pela operadora do aeroporto em suas redes sociais, conforme repercute a CNN Brasil.

Vale mencionar que a Indonésia é conhecida por abrigar mais de 120 vulcões ativos e faz parte do “Anel de Fogo” do Pacífico, uma região marcada por intensa atividade sísmica devido à interação entre várias placas tectônicas.

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também