Home
Tecnologia
Na 11ª tentativa, SpaceX consegue segundo voo perfeito com a Starship
Tecnologia

Na 11ª tentativa, SpaceX consegue segundo voo perfeito com a Starship

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/10/2025 10h39
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16625120/original/open-uri20251014-143-rbf4mb?1760438887
©Mario Tama - 2025 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

 

A SpaceX, empresa de Elon Musk, obteve sucesso no 11º voo integrado do foguete Starship nesta segunda-feira (13). Esse marco importante marca o segundo teste bem-sucedido da segunda versão do Starship, após uma série de falhas em 2025. O lançamento ocorreu no início da noite, às 20h23 (horário de Brasília), com o foguete completando sua trajetória suborbital e realizando com êxito a reentrada na atmosfera sobre o oceano Índico.

O primeiro estágio do foguete, conhecido como Super Heavy, completou seu segundo voo com sucesso, sendo utilizado para testar uma nova manobra de pouso. Já o segundo estágio, o Starship, realizou testes de liberação de simuladores de satélites Starlink, além de um disparo de um dos motores, essencial para futuras missões orbitais. A reentrada na atmosfera representou também importantes testes para o veículo, que teve modificações em seu escudo térmico, visando tornar o Starship um veículo reutilizável prático.

Essa conquista pavimenta o caminho para a terceira versão do Starship, que contará com mais atualizações, motores e tanques de propelente maiores. Vários testes já estão em construção, com previsão do primeiro voo do Starship 3 até o final do ano. A SpaceX planeja demonstrar a recuperação do segundo estágio e o reabastecimento em órbita, fundamentais para futuras missões à Lua, tanto para a Nasa, no projeto Artemis, quanto para viagens a Marte a partir de 2030.

Enquanto a SpaceX avança em seus programas espaciais, o governo americano admite estar em uma corrida contra a China pelo primeiro pouso lunar tripulado do século 21. A missão Artemis 2, prevista para o próximo ano, levará humanos às imediações lunares sem realização de pouso, enquanto os chineses seguem desenvolvendo veículos para alcançar a Lua antes de 2030. Empresas como a Blue Origin, de Jeff Bezos, também estão envolvidas com fornecimento de módulos para alunissagens tripuladas, visando superar os competidores na corrida para a Lua.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também