Veja as empresas com mais reclamações em 2022 em lista do Procon-SP
Tecmundo
O Procon-SP revelou, nesta quarta-feira (15), a lista de empresas que mais receberam reclamações em 2022. No ano passado, a entidade de defesa do consumidor realizou mais de 740 mil atendimentos.
Mais de 177 mil atendimentos do Procon-SP são "Reclamações Fundamentadas", que são demandas não solucionadas em fase preliminar que seguem para uma etapa de conciliação. Os consumidores paulistas reclamaram no ano passado de 16.745 empresas diferentes.
Todas as informações constam no Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que é uma publicação anual prevista no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
“A divulgação dessa lista deve ser encarada como uma oportunidade para que as empresas aprimorem seus processos de relacionamento com seus clientes, buscando sempre um melhor atendimento e, como consequência, uma melhoria contínua em sua posição no ranking de reclamações nos próximos anos”, afirmou Wilton Ruas, diretor Executivo do Procon-SP.
Desconsiderando a área “Demais Produtos”, a categoria mais reclamada pelos paulistanos foi a de serviços financeiros, com mais de 115 mil queixas. Logo em seguida aparecem os empreendimentos de telecomunicações (60 mil queixas) e alimentos (58 mil).
A empresa que liderou as reclamações em 2022 foi a Faci.ly, plataforma de social commerce. De acordo com o Procon-SP, a marca “operou de forma bastante intensa, concorrendo com supermercados, praticando preços bem abaixo do mercado, na venda de alimentos e produtos de limpeza”.
O “pódio” das empresas que mais deram dor de cabeça para os clientes é completado pela Eletropaulo/Enel (6.788 reclamações) — que em 2021 havia sido a empresa mais reclamada — e o Mercado Livre (4.581 reclamações).
Confira, abaixo, os campeões da reclamação do Procon: