5 dicas do Batalha das Startups para quem quer empreender
Manual Do Homem Moderno
Você sabia que empreender é o quarto sonho mais comum entre os brasileiros? Mais do que sonhar, os brasileiros estão colocando esse sonho em prática. E por isso, organizamos esse post com uma série de dicas para quem quer empreender.
O empreendedorismo é um assunto que encanta muitos homens que sonham em montar o próprio negócio. O sonho que pode te levar a ter mais autonomia, independência financeira, liberdade de horários, realização pessoal etc.
Se este também é um dos seus objetivos, confira as 5 dicas que o empreendedor e apresentador do reality show Batalha de Startups, Reginaldo Pereira, preparou para ajudar quem quer abrir o próprio negócio ainda em 2021.
Nunca empreenda em algo que você não conheça!
Antes de querer entrar em um segmento, faça pesquisas sobre os dados do setor. É muito comum vermos pessoas que acreditam que um determinado negócio ‘vai bombar’ nos próximos anos. Com isso, acabam entrando de cabeça em algo que não é tão promissor quanto parece e, às vezes, nem gostam de trabalhar com tal coisa.
Portanto, antes de começar, se imagine trabalhando todos os dias com aquela atividade e veja se isso te agrada. Por exemplo, se você não gosta de lidar com pessoas, será que vale a pena ter um comércio? Se fazer esse tipo de pergunta é fundamental para te ajudar a se conhecer melhor e evitar frustrações futuras.
Depois de compreender o que quer para a sua vida profissional como empresário, faça um levantamento detalhado de tudo o que envolve o produto ou serviço com o qual você quer se envolver. Este levantamento deve incluir produtos e serviços similares, que podem substituir o seu. Isso é essencial para reduzir suas chances de fracasso, especialmente a longo prazo.
O motivo errado vai te afundar!
Ok, sabemos que você quer empreender. Mas por qual motivo? É por questões financeiras, satisfação pessoal, por não gostar do trabalho atual, desemprego…?
O motivo principal pelo qual este desejo se manifesta dentro de você precisa estar claro na sua mente. Isso porque os desafios dessa jornada serão muitos. E nesta jornada, pode ser que você não conquiste tudo o que sonha tão rápido quanto gostaria.
É normal passar por momentos de dúvidas e problemas que você (ainda) não sabe como resolver, mas a dica principal é: lembre-se de que o progresso nem sempre é linear.
Nossa sociedade nos ensina que, quando estamos no caminho certo, entramos num fluxo constante de conquistas, como se fosse uma linha que só aponta para cima. Porém, na vida real há muitos momentos de queda, desde as mais suaves até as mais acentuadas e isso é perfeitamente normal.
Se você tiver uma motivação clara e muito bem definida dentro de si, nenhum desses momentos complicados terá poder de te fazer desistir.
Você vai sofrer, e está tudo bem! ok?
Uma das frases que mais escuto por aí é: “Quero ser empresário para virar um milionário e não ter que trabalhar todos os dias”. Muita calma nessa hora!
Empresários de sucesso costumam ter uma longa história de sacrifícios, que incluem noites mal dormidas, viagens e eventos cansativos, tomadas de decisão dolorosas e outras coisas que, no fim, servem de aprendizado.
Ainda que um negócio melhore muito a sua vida financeira, ser um milionário que trabalha apenas 3 ou 4 vezes por semana é algo que pode até acontecer, mas somente no longo (e beeeem longo) prazo.
Pare de achar que sua startup vai crescer e valer milhões sem que você faça nada.
Lembre-se que seus funcionários trabalham em conjunto com você. Para que eles façam um bom trabalho, você terá a responsabilidade de escolher bons profissionais. Você deve treiná-los e delegar tarefas para eles, e não terá como fazer isso sem boas noções do negócio como um todo e bastante experiência, certo?
Ao contrário do que muitos pensam, empreender significa, na maioria dos casos, ganhar mais trabalhando mais, e não ganhar mais trabalhando menos.
Fazer a mesma coisa todo dia, você aguenta?
Quando estamos empolgados com algo, tendemos a dedicar muita energia para todas as atividades que envolvem a novidade. Mas depois de algum tempo, a euforia do momento passa e aquela vontade de se dedicar 100% vai diminuindo.
Aí é onde mora a principal diferença entre disciplina, foco e motivação.
Estar motivado é querer muito fazer alguma coisa, enquanto ser disciplinado é fazer o que tem que ser feito, mesmo sem vontade. O foco é parte fundamental da disciplina, porque muitas distrações aparecem quando não estamos muito a fim de fazer alguma coisa considerada ‘chata’ ou repetitiva.
Qualquer pessoa que quer empreender precisa entender a diferença entre essas 3 palavras e saber como aplicar cada um desses conceitos no dia a dia. Só assim, você alcançará o sucesso que procura.
Jamais perca a humildade!
Não existe nada pior do que alguém que se acha melhor do que os outros. Empreender é um grande desafio e você tem total mérito por absolutamente tudo o que conquistar dentro e fora da jornada empreendedora. No entanto, não esqueça que isso não te faz superior aos outros.
Muitas pessoas se tornam arrogantes depois que empreendem. Isso pelo simples fato de que acabam ficando em uma posição de poder. Quando achamos que já somos incríveis demais e que já sabemos tudo, paramos de aprender e isso é péssimo para a vida pessoal e profissional. Não permita que o sucesso lhe suba à cabeça!
Sobre o Batalha das Startups
O reality show Batalha das Startups é produzido pelo programa de TV Inova360 Startups, um dos braços de negócios do Grupo Inova SA. O reality show estreou sua primeira temporada em outubro de 2020, na Record News, revelando como grande campeã a startup Apreço, de precificação de produtos e serviços de artesanato, liderada pela empreendedora Fabielle Bacelar.
Outras sete startups também foram premiadas como vencedoras em suas respectivas categorias de negócios, recebendo como prêmios aceleração no InovaHub, a aceleradora oficial do programa Batalha das Startups, além de espaços em mídia dentro do programa Inova360 Startups, na Record News.