Moradores de Juazeiro pedem retirada da estátua de Daniel Alves após condenação
ICARO Media Group TITAN
Moradores da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, manifestaram nas redes sociais o desejo de que a prefeitura retire a estátua de Daniel Alves da cidade. O jogador, homenageado em 2020, pela obra do artista plástico Leo Santana, foi condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual. A obra, que retrata o jogador com a camisa da Seleção Brasileira e uma bola nos pés, foi alvo de vandalismo por moradores pelo menos duas vezes desde a condenação de Daniel.
A prefeitura informou que aguardará a decisão definitiva para determinar o futuro da estátua, sem se posicionar até a conclusão do processo. Além da pena de prisão, Daniel Alves terá que cumprir cinco anos em liberdade vigiada, afastando-se da vítima e arcando com uma indenização de 150 mil euros.
O jogador está preso preventivamente há 13 meses e a defesa alegou atenuantes como intoxicação alcoólica e a investigação inicial sem conhecimento de Daniel, porém, apenas o pagamento da multa foi aceito como atenuante na sentença. A promotoria pedia nove anos de prisão, enquanto os advogados da vítima buscavam a pena máxima de 12 anos. Daniel Alves está atualmente detido no Centro Penitenciário Brians 2, próximo a Barcelona.