Canadá proíbe qualquer tipo de "cura gay"
Máxima
Foi aprovada no Canadá uma lei que proíbe qualquer tipo de terapia de conversão de orientação sexual, o que ficou conhecido popularmente como "cura gay".
O governo do país anunciou que a lei entrará em vigor logo no início de 2022. A partir do dia 7 de janeiro, ela já terá validade nacional.
A nova decisão foi comunicada por Justin Trudeau, primeiro-ministro, em seu perfil em uma rede social.
"É oficial: a legislação do nosso governo que proíbe a prática desprezível e degradante da terapia de conversão recebeu o consentimento real – o que significa que agora é lei. LGBTQIA+ canadenses, sempre defenderemos vocês e seus direitos", colocou.
A lei proíbe a utilização de quaisquer técnicas comportamentais, cognitivo-comportamentais, psicanalítica, médicas, religiosas e espirituais em consultórios.
Na descrição do projeto, é alegado que esse tipo de atitude prejudica a sociedade por propagar mitos e esteriótipos sobre orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero.
Em seu perfil no Twitter, David Lametti, ministro da Justiça, celebrou o avanço com a aprovação da lei.
"A proibição total das chamadas terapias de conversão recebeu o consentimento real. Esta é uma vitória para o Canadá, em particular para a bravura e a coragem dos sobreviventes que falam abertamente há anos. Essa é a sensação de fazer história. Obrigado", escreveu.