Galvão Bueno reclama do uso da recriada por IA no TikTok
Tecmundo
Galvão Bueno foi às redes sociais nesta terça-feira (5) para reclamar do uso indevido da sua voz no TikTok. Segundo o narrador, uma montagem envolvendo uma falsa locução feita por inteligência artificial (IA) circulou nos últimos dias.
"Criaram um vídeo sobre uma briga que está existindo de gente antiga contra a CBF e usaram inteligência artificial para uma montagem com a minha voz de coisas que eu nunca disse e nunca diria", denuncia Galvão. Na mensagem, ele classifica o caso como "sério, triste e muito perigoso".
Veja o post do narrador, que inclui um trecho da montagem:
O assunto hoje é sério!! Fizeram uma montagem da minha voz na briga política da CBF!! Eu nego ter feito qualquer vídeo!! pic.twitter.com/5Y4yaxrAAs
"Imagina isso? Eu quero deixar muito claro que nego com todas as forças que seja minha voz gravada e que eu tenha falado essas coisas", finaliza.
A acusação de Galvão, entretanto, pode ter uma explicação mais simples do que parece. A voz do narrador, que ficou famosa pela cobertura de futebol, automobilismo e vários outros esportes da Rede Globo por décadas, é um filtro oficial do TikTok.
O jornalista participou da campanha de divulgação do filtro, que foi relançado em novembro de 2023. Ele transforma qualquer texto em áudio ou troca a voz do usuário original pela do narrador.
No vídeo, Galvão não chega a mencionar o contrato com a plataforma, que já lançou funções parecidas envolvendo a cantora Ludmilla e o personagem Optimus Prime, na voz do dublador Guilherme Briggs.
Até o momento, não há detalhes sobre como é o contrato da plataforma com o narrador, ou se existe alguma proibição para que a voz seja utilizada em certos contextos.
O banner de divulgação da chegada do novo filtro de voz.
A briga citada por Galvão é uma crise institucional e política vivida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos últimos dias. A desavença envolve os ex-presidentes da instituição Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, que estão tentando anular judicialmente a eleição do atual mandatário do órgão, Ednaldo Rodrigues.
Nos comentários da publicação de Galvão no X, o antigo Twitter , muitos seguidores comentam que o narrador concordou em ceder a própria voz na parceria com a plataforma .
Até o momento, Galvão Bueno não voltou a se manifestar sobre o caso.