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Chanel, Versace e mais: 8 livros para conhecer a história de grandes designers da moda
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Chanel, Versace e mais: 8 livros para conhecer a história de grandes designers da moda

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17/09/2021 18h07
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A moda e a alta costura sempre foram sinônimos de luxo e riqueza. Tudo isso se deu pelo crescimento de grandes famílias e estilistas que revolucionaram o mundo do design com suas lojas de grife. Para compreender a história de artistas que marcaram a moda, você precisa conhecer esses 8 livros.

Dá uma olhada na nossa lista:

1. Champagne Supernovas: Kate Moss, Marc Jacobs, Alexander McQueen e os rebeldes dos anos 1990 que reinventaram a moda, de Maureen Callahan: https://amzn.to/2XzsZ5C

Volte para os anos 90 quando as grandes modelos dominaram o mundo da moda, transformando o underground e alternativo em mainstream. Esse livro reúne fatos sobre a vida de grandes designers como Alexander McQueen, modelos como Kate Moss e celebridades como Kim Gordon do Sonic Youth.

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2. Dior for ever, de Catherine Ormen: https://amzn.to/3lCV2Ji

A Dior é uma das marcas de grife que se tornaram famosas tanto no mundo da moda quanto no da beleza. No livro, a historiadora Catherine Ormen expõe os quase 70 anos de Maison Dior, passando pela construção da marca e pela consolidação.

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3. Casa Gucci: Uma História de Glamour, Cobiça, Loucura e Morte, de Sara Gay Forden: https://amzn.to/3lCV2Ji

A biografia que inspirou o filme que terá Lady Gaga no elenco mostra como a família italiana Gucci construiu um império de luxo, principalmente no ramo da moda. Saiba toda a história do surgimento da marca desde Guccio Gucci até o assassinato do último membro da família a dirigir a empresa, Maurizio Gucci.

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4. 100 Anos de Moda Masculina, de Cally Blackman: https://amzn.to/3tR7ZDi

A moda muitas vezes é associada às mulheres, mas os homens - principalmente os famosos - conseguiram marcar épocas com sua grande extravagância. O livro expõe a moda masculina do século XX, iniciando na realeza britânica e passando em movimentos como o hippie. Mas onde entram os designers nesse contexto? Ele dá destaques para estilistas como Giorgio Armani, Jean Paul Gaultier, Ralph Lauren, Calvin Klein e outros.

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5. A Batalha de Versalhes, de Robin Givhan: https://amzn.to/3lE5y3f

O dia 8 de novembro de 1973 marcou a história da moda por lançar os Estados Unidos no mercado mundial da moda. Em um evento que reuniu nomes como Yves Saint Laurent, Hubert de Givenchy, Pierre Cardin, Andy Warhol, Liza Minelli e até mesmo a princesa Grace de Mônaco, as coisas saíram do controle e foi o impulso que a moda norte-americana precisava para se consolidar em um mundo dominado pelos franceses.

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6. Vivienne Westwood, de Vivienne Westwood e Ian Kelly: https://amzn.to/3ECXMPR

Westwood é dona de uma das melhores biografias que existem. O livro escrito pela mesma com ajuda do biógrafo Ian Kelly conta como a “Mãe do Punk na Moda” ganhou o espaço necessário para crescer um movimento, sempre levando as vozes para causas sociais enquanto fazia história na moda.

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7. Casa Versace: Bastidores de Uma História de Genialidade, Assassinato e Superação, de Deborah Hall: https://amzn.to/3hEsJZJ

A Versace é uma das marcas de grife mais famosas e luxuosas do mundo. No meio do auge do império criado pelos irmãos Gianni e Donatella, uma tragédia acabou levando o estila cedo demais com um assassinato em frente a sua casa em Miami. Em Casa Versace, você compreende como a caçada ao assassino de Gianni se tornou uma obsessão pela mídia e todos os mistérios que cercam sua morte.

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8. O Evangelho de Coco Chanel: Lições de Vida da Mulher Mais Elegante do Mundo, Karen Karbo: https://amzn.to/3ly3Gce

Coco Chanel deve ter sido a pessoa mais influente da moda. Além de ter popularizado coisas como o “pretinho básico”, o cabelo chanel e calças femininas, Coco tinha uma personalidade forte ao mesmo tempo que era chique e elegante - como uma boa francesa. Nessa biografia, olhe para a vida de Chanel de uma nova perspectiva para entender como ela se tornou um dos maiores ícones da moda.

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Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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