Home
Entretenimento
Coincidências da fé: obra reúne uma das mais importantes entrevistas de Fidel Castro
Entretenimento

Coincidências da fé: obra reúne uma das mais importantes entrevistas de Fidel Castro

publisherLogo
Aventuras Na História
18/07/2021 14h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14548828/original/open-uri20210718-20-ek1ovm?1626616912
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma das mais importantes entrevistas sobre religião concedidas pelo líder cubano Fidel Castro em toda a História ganhou uma edição, revisada e ampliada em 2016. Considerado um clássico, ‘Fidel e a Religião’ é resultado de uma longa conversa entre o cubano e o religioso brasileiro Frei Betto, em 1985.  

Foi a primeira vez que um chefe de Estado de um país socialista falou sobre o tema em uma entrevista exclusiva. Em depoimento que durou 23 horas no total, Fidel foca sua narrativa na questão da religião, desde sua infância vivida no interior do país caribenho.

Durante a conversa, o chefe da revolução cubana não fugiu de nenhum dos temas propostos pelo entrevistador e mostrou-se muito mais tolerante a temas religiosos de que se pregou durante anos sobre os revolucionários de esquerda, rotulados principalmente pelos adversários como 100% ateus e intolerantes ao cristianismo. 

Como relata o autor, Fidel certa vez afirmou que havia “10 mil vezes mais coincidências entre o cristianismo e o comunismo do que as que poderiam haver com o capitalismo. Não vamos criar divisões entre os homens. Cada um que tenha sua posição, que tenha sua crença”. 

Desde que foi lançado, no mesmo ano da entrevista, o livro foi um sucesso de vendas no Brasil e no exterior. O primeiro editor, Caio Graco Prado (Editora Brasiliense) chegou a tirar 65 reimpressões, e a obra foi traduzida em diversas línguas.  

Apenas em Cuba foram vendidos 1,3 milhão de exemplares e, em 2015, Fidel presentou o papa Francisco com uma edição cubana do livro durante visita do pontífice à ilha.


Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também