Miss Universo Filipinas 2021 coroa como vencedora uma pessoa não binária, bissexual e queer
Máxima
Nessa quinta-feira, 30, Beatrice Luigi Gomez foi coroada como a Miss Universo Filipinas 2021.
A vitória de Bea foi um enorme passo para a representatividade LGBTQIA+: Bea é uma pessoa não binária, bissexual e queer.
Diretamente da cidade de Cebu, Bea é a primeira candidata na história abertamente bissexual a vencer o concurso.
Aos 26 anos, Bea fez questão de falar durante sua jornada na competição sobre seu relacionamento de quase sete anos com Kate Jagdon, que é DJ.
Em seu perfil no Instagram, Bea fez uma publicação falando abertamente sobre ser uma pessoa não binária, mesmo que não use pronomes especificados.
"Às vezes sou Beatrice/Bea, outras vezes, sinto que sou Luigi. É sobre ser feminino e masculino ao mesmo tempo.", escreveu na publicação.
Em uma matéria no Cebu Daily News, Bea contou como percebeu que era uma pessoa bissexual.
Bea também falou sobre as pessoas LGBTQIA+ que sofrem bullying e violência. Bea disse que espera que essas pessoas fiquem livres desse tipo de agressão.
"Assim como todos esperam no LGBTQIA +, eu aspiro por aceitação e inclusão — especialmente direitos iguais e proteção para a geração mais jovem, que muitas vezes sofre com bullying e diferentes formas de violência. Eles são deixados à própria sorte, especialmente aqueles que são oprimidos pelos próprios pais", declarou.