Vila na Itália irá pagar R$ 166 mil para quem aceitar viver no local
Aventuras Na História
Na região italiana da Puglia, a vila de Presicce está à procura de novos moradores. A prefeitura do local está disposta a pagar 30 mil euros (cerca de R$ 166 mil) como recompensa aos novos habitantes do lugar que comprarem um imóvel e se estabelecerem na área.
Com belas praias de águas cristalinas e ensolarada em boa parte do ano, a vila possui um problema comum das muitas outras cidades que resolvem entregar imóveis históricos: além da necessidade de reparação, há pouca gente nascendo e muitas das principais famílias estão abandonando o local.
Segundo a CNN americana, via Uol, um bom desconto nas propriedades também faz parte do pacote da administração local. O vereador Alfredo Palese reclamou à emissora dos Estados Unidos:
Há muitos lares vazios no centro histórico construídos antes de 1991 que gostaríamos de ver 'vivos' novamente, com novos moradores. É uma pena testemunhar como nossos antigos distritos cheios de história, maravilhosa arquitetura e arte estão se esvaziando lentamente".
Moradia estabelecida
Ainda segundo o vereador, o projeto de pagamento do incentivo aos novos moradores está em fase de finalização, sendo lançado nas próximas semanas através de uma chamada para as inscrições no site da prefeitura. “O financiamento total será dividido em dois: irá parcialmente para pagar pela antiga casa e, em parte, para restaurá-la, se necessário", explica Palese.
Quem estiver interessado não precisará somente morar em Presicce, mas também comprar justamente uma das casas construídas antes de 1991, que já estão mapeadas pela prefeitura.
Essa não é a primeira tentativa de atrair residentes, anteriormente, a prefeitura lançou incentivos fiscais para atividades comerciais e bônus a famílias com crianças.