Jogos Vorazes: O que significa a saudação com três dedos do Distrito 12?
Recreio
Na franquia de “Jogos Vorazes”, escrita pela autora Suzanne Collins, um dos gestos mais marcantes apresentados ao longo dos livros e filmes é a saudação de três dedos, repetida inúmeras vezes durante a saga, além de também ter sido adotado pelos fãs.
O movimento foi aparece pela primeira vez na obra quando os moradores do Distrito 12 se despedem de Katniss Everdeen, após ela se voluntariar como tributo para salvar sua irmã, Prim, que havia sido sorteada na Colheita para participar dos Jogos Vorazes. Na ocasião, as pessoas levam os três dedos médios da mão esquerda à boca, antes de levantá-los em saudação a garota.
Nos livros, Katniss fica surpresa com o gesto, e explica que é “um gesto antigo e raramente usado do (Distrito 12), visto ocasionalmente em funerais. Significa agradecimento, significa admiração, significa adeus a alguém que você ama”.
Após o falecimento de Rue, jovem tributo do Distrito 11 que se tornou uma aliada da protagonista durante os Jogos Vorazes, Everdeen prepara um singelo funeral para a menina, e repete a saudação em direção ao céu, para que as câmeras capturem. O simples gesto foi responsável por causar um motim no distrito da garota falecida, após a população local também repetir o ato.
Mudança de significado
Com o decorrer da história, a saudação acaba recebendo um novo significado. Além de representar uma despedida, os três dedos também passaram a ser um símbolo de revolta e rebelião das pessoas contra a Capital, que eram contra o sistema dos Jogos Vorazes, que obrigava jovens a lutarem até a morte.
Em “Em Chamas”, após o discurso revolucionário de Katniss para os familiares de Rue durante sua visita ao Distrito 11, toda a multidão replica o ato, como uma forma de dizer que estavam ao lado da campeã, e também eram contra os atos tenebrosos realizados pela Capital.