Moana: Afinal, por que Maui roubou o coração de Te Fiti?
Recreio
Em “Moana - Um Mar de Aventuras” acompanhamos a jornada de Moana e do semideus Maui para devolver o coração de Te Fiti. O coração da deusa foi roubado pelo próprio Maui e isso fez com que uma maldição se espalhasse pelo oceano e começasse a afetar as vidas marítimas e das pessoas que viviam nas ilhas. Depois de mil anos do roubo, o oceano decide entregar o coração para Moana, quando ela ainda era um bebê e contou que ela iria reviver a deusa quando fosse maior. — Mas você já se perguntou o motivo do Maui ter roubado o coração da deusa?
Motivado pelo bem
O coração de Te Fiti é uma antiga jóia possuída pela deusa, que é a ilha mãe. O objeto deu a capacidade a ela de criar ilhas com flora e fauna e que serviu de casa para os povos do Pacífico Sul.
Maui é conhecido por ser um deus trapaceiro, o que significa que ele cria algumas travessuras. A maioria de suas ações são em pró a humanidade, e esse foi o motivo do seu roubo: ele decidiu pegar o coração de Te Fiti para dar de presente aos humanos. Para ele, essa atitude provaria sua grandeza, além de ganhar admiração de todos. O semideus só não contava que ao roubar a joia, ele perderia seus poderes e instalaria uma maldição que afetaria os humanos, o povo que ele tanto queria agradar.
Durante a música “You’re Welcome” (em português “De Nada”), o personagem dublado por Dwayne Johnson lista todas as coisas que ele fez para ganhar a gratidão da humanidade. Entre os feitos citados, ele fala que levou o fogo para afastar as noites frias e que controla a brisa e as marés, para todos conseguirem navegar. Relembre o momento!
Assim, Maui acreditava que dar aos humanos a capacidade de criar vida seria o melhor presente e que seria idolatrado para sempre. Mas ao perder a joia, sua reputação fica manchada entre a humanidade. Ele só decide ajudar Moana a devolver o coração com a promessa de que voltará a ser admirado, o que acaba sendo fundamental na vida dele.
Diferença entre o filme e a mitologia
O Maui que conhecemos no filme da Disney tende ser um pouco mais narcisista do que o Maui presente nas lendas polinésias. Enquanto a versão animada realiza várias ações para ser adorado, o semideus dos mitos realizou seus feitos com o único objetivo de ajudar a humanidade.
Vale lembrar que no final, Maui se acerta com Te Fiti por suas atitudes imprudentes e acaba recebendo dela um novo anzol, por conta de suas atitudes heróicas ao ajudar Moana e não pensar somente em si mesmo.
Relembre o trailer de “Moana - Um Mar de Aventuras”!