5 filmes para entender os impactos da inteligência artificial na sociedade
33giga
Com a popularização da inteligência artificial (IA) nos últimos anos, a sociedade passou a ter acesso a uma enorme quantidade de recursos que, em décadas passadas, só estavam presentes nas obras de ficção. Até então, era difícil imaginar que assistentes virtuais, que tornam as tarefas diárias mais simples, e algoritmos complexos, que auxiliam na criação de soluções nas áreas de saúde, finanças e educação, estariam disponíveis a um clique de distância.
Pensando nisso, o time de especialistas da Framework Digital reuniu, em uma lista, filmes que retratam o potencial transformador da IA e ressaltam os dilemas éticos que, atualmente, inspiram discussões na sociedade. Confira!
1. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) – Disponível via Max
Dirigido por Stanley Kubrick, o filme é baseado no livro homônimo do autor britânico Arthur C. Clarke. A história tem como ponto central uma missão humana ao planeta Júpiter. Ao longo da aventura, uma inteligência artificial criada pelos humanos se revela uma ameaça. A obra proporciona reflexões sobre a evolução das tecnologias criadas.
2. Matrix (1999) – Disponível via Max
O clássico que revolucionou o cinema é estrelado por Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Laurence Fishburne. Por meio da história de Neo, um programador e hacker descobre que vive em uma simulação. A obra apresenta uma reflexão sobre a realidade e a influência da tecnologia na sociedade.
3. Ela (2013) – Disponível via Amazon Prime Video
O filme dirigido por Spike Jonze apresenta um olhar sensível sobre a interação humana com assistentes virtuais. A obra mostra o cotidiano do escritor Theodore, que desenvolve uma relação amorosa com Samantha, um sistema operacional avançado que foi elaborado com inteligência artificial.
4. Ex_Machina: Instinto Artificial (2014) – Não está disponível via streaming
O thriller psicológico questiona a ética e os limites da IA por meio da história de Caleb, um programador que é recrutado para participar de um experimento com Ava, uma inteligência artificial com aparência feminina. Ao longo do filme, Caleb começa a questionar sua humanidade e se vê envolvido em uma trama que envolve ética, manipulação e criação de seres artificiais.
5. A.I.: Inteligência Artificial (2001) – Não está disponível via streaming
Dirigida por Steven Spielberg, a obra apresenta uma jornada emocional que explora o desejo de um robô em se tornar humano, em um futuro no qual a inteligência artificial e os homens coexistem. O filme traz reflexões sobre humanidade, realidade e emoções.