Home
Entretenimento
NASA: curta de brasileiros é enviado ao espaço profundo; assista ao filme
Entretenimento

NASA: curta de brasileiros é enviado ao espaço profundo; assista ao filme

publisherLogo
33giga
10/10/2024 11h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16368351/original/open-uri20241010-18-53wwie?1728572809
©DepositPhotos
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A produtora Cosmic Dog, liderada pelos cineastas Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira, alcançou um marco histórico em colaboração com a NASA. Um curta-metragem criado por eles – chamado NASA’s Laser Comms Experiment Beams Second Video From Deep Space – foi enviado ao espaço profundo.

https://www.youtube.com/watch?v=KGMiAPLRUhs

 

O filme explora temas de conexão e tem visuais do Brasil, incluindo Bahia, o maestro Jaques Morelenbaum, a atriz Moara Sacchi. A trilha sonora foi composta pelos FernandoS em parceria com o produtor vencedor do Grammy, Fernando Garibay (Born This Way) A voz de Fernando Siqueira também tem destaque na trilha.

Essa conquista inédita aconteceu durante a missão Psyche da NASA, utilizando a tecnologia de comunicações ópticas de espaço profundo (DSOC). O curta-metragem foi transmitido via sinal de laser como parte de um teste inovador de comunicação no espaço profundo.

O sinal viajou aproximadamente 470 milhões de quilômetros, marcando a maior distância alcançada por essa tecnologia, ao cruzar a órbita de Marte. Essa tecnologia tem o potencial de transformar a exploração espacial, permitindo a transmissão de dados a uma velocidade 100 vezes maior do que os métodos de frequência de rádio atuais.

Recentemente, a NASA emitiu um comunicado oficial celebrando essa conquista histórica na tecnologia aeroespacial. De acordo com a agência espacial, o sucesso desse teste é um passo significativo para o uso de sistemas de comunicação a laser, que podem revolucionar a transmissão de imagens em alta definição e dados científicos do espaço.

“Para nós, imigrantes brasileiros, é uma grande conquista participar de um projeto com a NASA, especialmente um projeto que fala sobre conexão, que é justamente o tema que estamos estudando no nosso trabalho atual sobre saúde mental”, conta Fernando Grostein Andrade. “É um privilégio ver esse projeto ganhar vida de uma forma tão inovadora.”

 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também