Afinal, mewing é como harmonização facial? Entenda como funciona a técnica
Anamaria
Mewing é uma técnica que consiste em uma terapia miofuncional da face. Nas redes sociais, vários tutoriais circulam sobre o procedimento e as pessoas adeptas afirmam que ela promove resultados similares com a harmonização facial, já que promove a definição do rosto e da mandíbula. Entretanto, ainda não há comprovações científicas de sua eficácia.
A técnica envolve o posicionamento da língua, a maneira de mastigar e engolir, de forma que aprimore a assimetria do rosto e traga outros benefícios sem intervenções cirúrgicas ou procedimentos invasivos. Entre os tutoriais divulgados na internet, o exercício mais frequente é o de posicionar e pressionar a língua inteira contra o céu da boca, mantendo lábios fechados.
Em entrevista à AnaMaria, a cirurgiã dentista Dra. Kátia Blume explicou como a mewing funciona. A especialista em odontologia estética falou se o procedimento realmente funciona, se pode causar algum mal e como fazer como segurança.
"A técnica consiste numa terapia miofuncional da face, super simples e consiste em movimentos da bochecha, língua e mastigação. As pessoas criam expectativas quanto ao resultado, no entanto, não há nenhum tipo de comprovação científica. Por se tratar apenas de exercícios, não vai fazer nenhum mal para as pessoas que realizam, apenas não terão o resultado esperado para harmonizar o rosto", revela a especialista, ressaltando que não a técnica não tem sua eficácia comprovada.
Originalmente chamado de "orthotropics", o mewing foi criado nos anos 1960 pelo ortodontista britânico John Mew, que o aplicava em caso de dentes tortos, principalmente em crianças. Além dos resultados estéticos, o mewing também visa proporcionar uma melhora ao engolir e mastigar alimentos. Então, a forma correta de deglutição e como posicionar nossa língua são aspectos ideais para conseguir os resultados almejados.