Além das palavras: como a comunicação pode transformar o seu relacionamento?
Anamaria
Não é segredo que a comunicação é o pilar de qualquer relacionamento saudável. No entanto, como garantir que estamos nos comunicando da melhor forma com aqueles que amamos? Para esclarecer o tema, conversei com Marc Tawil, estrategista de Comunicação, Nº 1 LinkedIn Top Voices e TEDxSpeaker.
“A comunicação em relacionamentos vai muito além de simplesmente falar e ouvir. É sobre compreender, validar e, acima de tudo, conectar-se. Entre casais, isso se traduz em diálogo, escuta ativa e empatia. Relacionamentos fortes são construídos sobre alicerces comunicativos sólidos”, ensina ele.
Sabia que a importância da comunicação eficaz em relacionamentos é respaldada por pesquisas? Segundo o Instituto Gottman, que estuda a saúde de relacionamentos há mais de 40 anos, 69% dos problemas em um relacionamento são considerados “perpétuos”, o que significa que eles não têm solução. O segredo não está em resolvê-los todos e, sim, em como você se comunica sobre eles.
“Não é sobre concordar sempre, mas sobre entender o ponto de vista do outro. A escuta ativa, onde realmente prestamos atenção e nos colocamos no lugar da outra pessoa, é essencial”, reforça Tawil. E o que fazer quando as emoções esquentam? O estrategista sugere uma pausa: “Quando sentimos que estamos ficando defensivos ou muito emocionais, é hora de dar um passo atrás. Respire, reflita e, depois, retome a conversa de um lugar mais centrado”.
FACE A FACE
No universo digital atual, a necessidade é de cautela: “Mensagens de texto e chats on-line podem ser interpretados de várias maneiras. Sempre que possível, prefira conversas face a face ou por chamadas de vídeo para assuntos sérios”, sugere Marc Tawil.
Outra dica de ouro é a prática da empatia: “Colocar-se ao lado outro não significa que você precisa concordar com tudo, e sim entender que cada pessoa tem seus sentimentos e perspectivas”. A comunicação em relacionamentos não é uma via de mão única. Ambas as partes devem estar dispostas a se comunicar aberta e honestamente.
Por isso, Tawil deixa uma reflexão: “Um relacionamento saudável é composto por duas pessoas que, continuamente, escolhem crescer e se comunicar juntas. Afinal, a chave é o entendimento mútuo, a empatia e a vontade de trabalhar juntos para superar desafios. Em relacionamentos, a comunicação não é apenas uma ferramenta; é a ponte para o coração do outro”. E você aí, está pronta para construir pontes?