Ator de 'Amor de Mãe, Ilya São Paulo morre aos 59 anos, no Rio de Janeiro
Anamaria
O ator Ilya São Paulo morreu nesta terça-feira (31), aos 59 anos. Entre outros papéis marcantes, ele esteve no remake da novela 'Irmãos Coragem', em 1995, em um dos papéis principais. Seu último trabalho na TV foi na novela 'Amor de Mãe', em 2020, como Juarez.
Segundo o também ator Anselmo Vasconcelos, que divulgou a notícia da morte de Ilya em seu perfil no Facebook, ele havia passado por uma longa internação no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro (RJ), para tratar de um grave ferimento no ombro.
Atualmente, porém, estava em casa e foi encontrado pela mulher, Claudia Provedel, na manhã de hoje, já falecido. Sensibilizado, Vasconcellos contou que Ilya havia sido seu aluno na Escola de Teatro Martins Penna, onde conheceu a esposa, com quem teve uma filha. Ele era filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do ator Irwing São Paulo, o Zeca da novela 'A Viagem', que faleceu precocemente em 2006, em decorrência de uma pancreatite.
"Claudia Provedel cuidou dele com amor e companheirismo. Acompanhei esses anos todos, desde a Escola, essa união. Ajudei como pude suas dificuldades. Estou muito emocionado com tudo, com as histórias da vida e seus fins. É triste", escreveu Anselmo Vasconcellos.
CARREIRA
Ilya São Paulo é Ilya Flaherty Santana São Paulo nasceu em 13 de setembro de 1963, na cidade baiana de Feira de Santana. Filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do também ator Irving São Paulo, ele era ator de cinema, teatro e televisão.
A carreira ele começou no cinema, quando trabalhou como diretor do documentário 'Riachão do Jacuipe'. Em 1974, foi diretor do curta-metragem 'Memórias de um Fantoche'. Também estrelou, no mesmo ano, a peça 'O Amuleto de Ogum'.
O primeiro trabalho de Ilya na televisão foi na TV Globo, em 1992, como um dos personagens da novela 'Perigosas Peruas'. Em 1995, foi um dos protagonistas da trama de 'Irmãos Coragem'. No ano seguinte, fez: 'Em Nome do Padre' e u8m dos episódios do 'Você Decide', programa em que chegou a aparecer algumas vezes. E
Após vários trabalhos na Globo, em 2009 ele assinou contrato com a Record TV, onde atuou no seriado “A Lei e o Crime” (2009) e nas novelas “Bela, a Feia” e “Ribeirão do Tempo”, ambas de 2010. No ano de 2012, retornou a Globo, na novela “Gabriela”. Seu último trabalho na emissora foi na novela 'Amor de Mãe', em 2020.