Atriz Micheli Machado revela 5 dicas para cuidar dos cachos no dia a dia
Anamaria
Saber como deixar os cabelos cacheados do jeito perfeito é um aprendizado adquirido depois de muitos testes de lavagens, produtos e técnicas de finalização. E mesmo com alguns hábitos já definidos, sempre descobrimos algo novo e mudamos toda a rotina novamente a cada fase da vida.
A atriz e comediante Micheli Machado, que integra o elenco da novela 'Todas as Flores', da GloboPlay, conhecida por seus assumidos cabelos cacheados, dá algumas dicas. ''É um processo muitas vezes difícil, mas muito gratificante quando encontramos algo novo que se encaixa perfeitamente para o nosso cabelo'', revela a atriz. Se inspire, e anote as dicas que a artista deu para AnaMaria Digital:
1) Entenda a sua curvatura
Não adianta você se inspirar nas técnicas de qualquer pessoa que tenha o cabelo cacheado. Nem todos os cabelos cacheados são iguais. Na verdade, eles são extremamente diferentes entre si, e existem formas específicas para cuidar de cada um deles. Isso se trata da curvatura, ou seja, quanto mais curvado seu fio de cabelo é, mais curvas seu cacho faz e maior é seu grau, ou a sua escala de curvatura. Você entendendo isso, vai saber qual a melhor finalização para obter cachos perfeitos.
2) Hidrate sempre
Por conta da estrutura do cabelo mais cacheado, que é em forma de espiral, o óleo natural do cabelo acaba não chegando em todo o comprimento do fio. Assim, os cachos necessitam de muito mais hidratação do que os cabelos lisos, para que haja um combate ao ressecamento e ao frizz. É importante que, independente dos produtos, linhas ou tratamentos que você esteja fazendo, a hidratação esteja sempre na rotina, com máscaras, condicionadores e óleos naturais.
Uma dica bem simples que ajuda muito na hidratação é, uma vez na semana, passar óleo de cocô no cabelo antes de dormir e lavar no dia seguinte, tem que passar três dedos abaixo da raiz para não dar caspa.
3) Experimente diferentes tipos de finalização
Por existirem estruturas diferentes de cabelo, é importante que você não siga qualquer técnica de finalização na internet, imaginando que aquilo também servirá para você. Seu cabelo pode responder de diferentes formas, para cada tipo de finalização. Existem muitas opções: fitagem, twist-out, plopping, dedoliss, coquinhos… A finalização certa pode te ajudar a ter a aparência que você tanto busca.
Mas é importante que você experimente diferentes técnicas, até encontrar a que se encaixa perfeitamente pro seu tipo de cabelo, para sua rotina e para a aparência que você busca.
4) Opte pela secagem natural
É fato que muitas vezes precisamos usar o secador para nos ajudar a secar o cabelo de forma mais rápida, ou para fazer a finalização com o difusor. Mas é importante enfatizar que, a alta temperatura do secador, assim como da chapinha, do babyliss e de outras ferramentas, podem causar muitos danos aos fios do cabelo, como ressecamento, quebra e enfraquecimento. Por isso, priorizando uma secagem natural, ou com pouco uso de ferramentas térmicas, você irá manter muito mais a saúde do seu cabelo. É importante buscar um equilíbrio saudável.
5) Seja você mesma
Tem pessoas que buscam a definição máxima do cabelo, outras que assumem o frizz e o volume. Algumas gostam de fazer dedoliss em cada cachinho, outras preferem uma finalização mais rápida. Independentemente de qualquer coisa ou pessoa, respeite sua individualidade e identidade. Não siga fórmulas prontas ou técnicas de influenciadores, sem antes ver se faz sentido para você e para o seu cabelo. Tente olhar para si mesma e para o que você tem em casa, sem se comparar tanto com outras pessoas na internet.
"Busque entender qual é o seu cabelo e como você quer que ele fique no dia a dia. Cuide dele, porque ele também expressa quem você é e a sua personalidade. Assuma suas próprias escolhas, isso faz toda a diferença", diz a atriz.