Cerclagem uterina: conheça a cirurgia realizada na namorada de João Gomes
Anamaria
Namorada do cantor João Gomes, a influenciadora digital Ary Mirelle está grávida pela primeira vez e precisou passar por uma cerclagem uterina de urgência, uma cirurgia no colo do útero. O procedimento poderia ser arriscado e ocasionar no rompimento da bolsa.
“Eu vou ter que fazer uma cerclagem de emergência porque você tem que fazer ela logo no início da gestação, pelas 12 semanas, e eu já estou indo para a 27ª semana. É um pouquinho mais arriscado porque a bolsa pode estourar, já que é um procedimento que empurra a bolsa”, contou ela.
“Então, tem que fazer no começo e como eu estou fazendo meio tardio, é um pouquinho arriscado. Não estou tendo dias tão fáceis, estou me sentindo para baixo. Estou entregando nas mãos de Deus, que vai dar tudo certo”, continuou.
João também se pronunciou: “Ary vai precisar fazer uma cirurgia porque o colo dela é baixo, o bebê está muito pesado e corre risco de nascer a qualquer momento. Não quero que ela fique sozinha lá, o neném pode nascer, então, não tem clima para CD. O bebê tá bem, o negócio é o colo que está muito curto e muito pesado com o neném”.
Com esse rompimento, o bebê que aguardam poderia até mesmo nascer antes do previsto. A operação foi realizada nesta quinta-feira (09) e foi bem sucedida. Mas afinal, o que é cerclagem uterina? A AnaMaria Digital reuniu algumas informações sobre o assunto.
A ginecologista e obstetra Janete Vettorazzi explicou em entrevista à IstoÉ Gente: "O procedimento é indicado quando o colo uterino não consegue se manter fechado com o crescimento da gestação. É realizado sob anestesia, e nem sempre com necessidade de sedação. Na cerclagem de urgência, na qual o útero já está aberto, existe um risco de ruptura da bolsa. É muito importante um cirurgião obstetra experiente na realização desse procedimento. A recuperação do procedimento costuma ser tranquila".
Ou seja, a cerclagem uterina de urgência, como o caso de Ary, é recomendada para mulheres que tem um defeito funcional ou estrutural no colo do útero [abertura e encurtamento], que pode ocasionar na incapacidade de sustentar uma gravidez, provocando um parto prematuro ou aborto espontâneo.
PÓS-OPERATÓRIO
Embora seja um procedimento de baixo risco para a gestante e que o pós-operatório seja individual, a indicação geral é de repouso e pode incluir a abstinência sexual. Consultas de acompanhamento pré-natal devem ser realizadas normalmente para acompanhar a condição da cerclagem, diz O Globo.