Como ter sucesso na hora de se comunicar com os outros? Veja nossas dicas
Anamaria
Fala pessoal da AnaMaria, tudo bem? A comunicação é uma habilidade essencial para o sucesso pessoal e profissional. Em nosso vídeo exclusivo, a colunista Bianca Vilela (@biancavilelaoficial) entrevista a jornalista Lucia Leão (@jornalista_lucialeao), que tem uma carreira de 40 anos na área de telejornalismo. O bate-papo descontraído traz conteúdo valioso para quem quer melhorar sua comunicação, principalmente se colocando no lugar do outro.
Segundo o dicionário, a comunicação é a derivação feminina do verbo comunicar, pôr em comunicação, participar, fazer saber, pegar, transmitir. Estar em comunicação. Se corresponder, se propagar-se e se transmitir de forma eficaz. Uma comunicação efetiva, que seja oportuna, precisa, completa, sem ambiguidade e compreendida pelo receptor, reduz a ocorrência de erros.
Vamos imaginar o quando ela pode ser determinante, e até fatal, quando pensamos em uma relação médico e paciente, que precisa entender como será seu tratamento, a dosagem de medicação e todos os demais detalhes.
Mas vamos de dicas da nossa convidada. Lucia dá cinco conselhos muito importantes, em que ressalta a importância de sempre nos colocarmos no lugar do outro. São elas:
- Primeiramente, saiba ouvir;
- Deixe claro que a comunicação é de todos e para todos, e não apenas de um indivíduo;
- Faça um diagnóstico do que está sendo dito e seja objetivo. Não deixe o assunto solto ou nas entrelinhas;
- Seja estratégico: a conversa precisa ter começo, meio e fim. Deixe claras as suas ideias e abra espaço para os outros opinarem;
- Se avalie periodicamente. Que tal até pedir um feedback de um amigo?
E lembrando que a comunicação pode ser eletrônica, verbal ou escrita. Conte aqui para nós, qual a sua forma de comunicação preferida?
Não perca essa oportunidade de se desenvolver! #comunicação #efetividade #desenvolvimentopessoal