É ouro! Rebeca Andrade faz história e é campeã em salto no Mundial de Ginástica
Anamaria
É ouro! Rebeca Andrade fez história mais uma vez no Mundial de Ginástica. A brasileira superou Simone Biles e foi campeã na modalidade de salto na manhã deste sábado (7). Pela segunda vez na carreira, ela ocupou o primeiro lugar no pódio da competição.
Simone Biles abriu a prova com o salto que leva seu nome, o Biles II. Na primeira das duas tentativas, sofreu uma queda, e teve a média geral de 14,549. Para encerrar a final, Rebeca completou dois saltos perfeitos. Com uma execução perfeita em uma dupla pirueta, sua pontuação final foi de 14,750.
Com a medalha de ouro, Andrade se tornou a primeira brasileira e receber três medalhas em uma única edição da competição de ginástica artística. Em uma visão internacional, foi a nona competidora a realizar este feito no salto.
Confira o pódio:
1. Rebeca Andrade (BRA) - 14,750
2. Simone Biles (EUA) - 14,549
3. Yeo Seojeong (COR) - 14,416
VEJA A PROVA E A REAÇÃO DE REBECA COM A VITÓRIA:
PRATA NO MUNDIAL
Antes da medalha de ouro, Rebeca Andrade comemorou a vitória histórica no Mundial de Ginástica, na última quarta-feira (4). Ela conquistou uma medalha de prata por equipes femininas pela primeira vez, ao lado de Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares.
No Instagram, a ginasta compartilhou uma sequência de fotos do momento especial e escreveu: "COMPLETA POR DENTRO! Que dia, meus amigos! O tanto que eu orei por proteção para este dia não está escrito hahaha… Obrigada Deus por ouvir minhas orações! Obrigada equipe por me levantar, apoiar e realizar esse nosso sonho”.
Ela completou com elogios às colegas de equipe. "Não vou falar muito, porque estou realmente sem palavras e acho que o dia de hoje fala por si só! Obrigada a todos que acreditaram que era possível, todos que torceram com o coração e com a alma, vocês são incríveis! Orgulho de ser brasileira e orgulho gigantesco de toda a minha equipe!", concluiu.
Vale mencionar que o desempenho de Rebeca Andrade foi fundamental para a conquista da equipe brasileira. Ela liderou o time com uma apresentação de primeiro nível – especialmente em seu espetáculo no solo.
No entanto, foi a melhora na soma das notas de Flávia Saraiva em relação às eliminatórias que permitiu que o Brasil chegasse ao segundo lugar do pódio. O topo ficou com os Estados Unidos, com o retorno de Simone Biles.
Na próxima sexta-feira (6), Rebeca e Flávia disputarão a final do individual geral contra Biles. O momento mais esperado é a disputa de solo entre as maiores ginastas da atualidade.
Confira a publicação completa de Rebeca Andrade sobre a vitória histórica: