Hoje é Dia: combate à intolerância, Tarsila e Garrincha são destaques
Anamaria
Esta semana tem uma data importantíssima para a conscientização dos brasileiros. No dia 21, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Criada em 2007, a data é uma homenagem à Iyalorixá Mãe Gilda, vítima de intolerância religiosa em 1999, e coincide com o Dia Mundial da Religião.
A semana também é repleta de datas de nascimento e aniversário de morte de diversas figuras históricas no Brasil e no mundo. No dia 16, o humorista, ator, diretor, escritor e apresentador de televisão fluminense José Eugênio Soares, o Jô Soares, completaria 85 anos.
O dia 17 é marcado pelos 50 anos de morte da pintora modernista paulista Tarsila do Amaral. Um dos ícones do movimento, Tarsila (que criou quadros como o Abaporu, A Negra e Operários) teve a trajetória contada no Viva Maria, da Rádio Nacional da Amazônia, em 2022.
No dia 19, o nascimento da cantora norte-americana Janis Joplin, responsável por clássicos do rock’n roll, completaria 80 anos. A trajetória dela (que faleceu em 1970) foi contada no História Hoje, da Radioagência Nacional,em 2015.
O dia seguinte (20) tem celebrações a três figuras históricas. A morte do ceramista e músico pernambucano Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino completa 60 anos, a morte de Audrey Hepburn, belga estrela do cinema, (homenageada no programa Claquete em 2014) completa 30 anos e a morte de Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, completa 40 anos.
Por fim, o dia 21 de janeiro é marcado pelos 110 anos de morte do escritor, jornalista e diplomata maranhense Aluísio de Azevedo. Autor de obras como O Cortiço e o Mulato, ele teve a trajetória contada no Momento Literário em 2022 e e pelo Repórter Maranhão em 2017.
INTOLERÂNCIA CONTRA BRUNO GAGLIASSO
Bruno Gagliasso foi vítima de intolerância religiosa na noite do último sábado (7). Acontece que o ator compartilhou uma foto expressando sua religião, o candomblé, mas alguns internautas fizeram comentários preconceituosos na publicação.
"Aqui é corpo fechado! Exú, Oxóssi, Asé”, escreveu na legenda.