Linha Direta: saiba o próximo crime abordado pelo programa
Anamaria
Depois da exibição de crimes de grande repercussão, como o caso de Eloá Pimentel, Henry Borel e do serial killer de Curitiba, o 'Linha Direta' desta quinta-feira (15) será intitulado 'Vizinhos Racistas', e contará três casos que chocaram o país.
A história de Antônio Alves de Freitas, morto a facadas pelo vizinho após uma sequência de ofensas racistas, em 2017, será a primeira a contada por Pedro Bial. Joel de Souza Lima foi preso e condenado a 18 anos de prisão por homicídio por ódio, em Belo Horizonte.
O apresentador e jornalista irá apresentar o caso protagonizado por José Carlos de Oliveira, preso após dar três tiros em seu vizinho, em Mogi das Cruzes. As câmeras da casa da família da vítima flagraram não só o crime como também as ofensas racistas e ameaças disparadas contra Pedro.
O jovem negro passou por diversas cirurgias e sobreviveu. O policial de 57 anos, também responsável por atirar bananas na casa da família, está preso em Guarulhos, em São Paulo, por tentativa de homicídio, injúria racial e porte ilegal de armas.
Ao contrário dos dois casos anteriores, a última história mostrada será um crime que segue em aberto mesmo após mais de 20 anos. Isso porque Emerson Souza Sales, acusado de matar o próprio sobrinho queimado, o jovem negro Leandro Matias Salvador, segue foragido. O caso já foi mostrado pelo Linha Direta em 2005.
PRESO APÓS O PROGRAMA
John Lenon Menezes Maia, suspeito de matar a menina Lorena Ferreira Rodrigues de 2 anos, foi preso na última quarta-feira (31), em Manaus (AM). Ele estava foragido há mais de um ano e foi encontrado pela polícia após o caso ser mostrado no programa 'Linha Direta', da TV Globo.
A polícia informou que o suspeito foi detido por causa de denúncias anônimas. Ele estava trabalhando como lavador de carros no bairro Aleixo da capital e usava um nome falso. O rapaz tentou fugir no momento da abordagem, mas foi atingido por um tiro no pé. John Lenon foi encaminhado para o Hospital 28 de Agosto e levado à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).