Manoel Carlos completa 90 anos; entenda de onde surgiram as “Helenas” do dramaturgo
Anamaria
Aniversário de uma lenda! O dramaturgo Manoel Carlos completa 90 anos nesta terça-feira (14). Conhecido por suas novelas com as “Helenas” como protagonistas e conflitos familiares que se passam no bairro do Leblon, ele eternizou alguns de seus trabalhos na televisão brasileira. Mas de onde surgiram as tão amadas “Helenas” do escritor?
"Curiosamente, tive duas filhas mulheres e nenhuma delas se chama Helena. As pessoas me perguntavam na rua: 'Foi sua namorada? Sua amante?'. Eu dizia: 'Não'. Podia parecer que era minha mãe, minha irmã ou alguém da família, mas não era, não", confessou Manoel Carlos em entrevista ao "Conversa Com Bial", em 2020.
Ao contrário do que muitos imaginam, o nome compartilhado por suas protagonistas não tem nada de pessoal. Na verdade, ele tirou o nome Helena da mitologia grega, referindo-se à Helena de Troia, filha do deus Zeus e da mortal Leda. Ela é conhecida como a mulher mais bela do mundo. "Escolhi porque gosto do nome”, contou Maneco.
De acordo com ele, a Helena de suas novelas “é generosa, apaixonada por qualquer coisa, inclusive por qualquer homem, despojada, boa mãe, exemplo familiar. Acho que isso agradou também, essa mistura toda”, opina ele.
HELENAS DE MANOEL CARLOS
A primeira e a última das Helenas de Maneco eram mãe e filha na vida real: trata-se de Lilian Lemmertz, que protagonizou 'Baila Comigo' em 1981, e Julia Lemmertz, personagem de ‘Em Família’, de 2014.
Além delas, Regina Duarte foi a atriz que mais vezes interpretou as Helenas de Manoel Carlos - três no total. A primeira em ‘História de Amor’ (1995), na qual tinha como par romântico Carlos Alberto (José Mayer). A segunda em ‘Por Amor’, quando contracenou com a filha, Gabriela Duarte, que interpretou Eduarda. Por fim, em ‘Páginas da Vida’ (2006), deu vida à uma mãe corajosa que defendia a filha adotiva, Clara, portadora de Síndrome de Down, contra preconceitos.
Maitê Proença foi Helena em ‘Felicidade’ (1991). Vera Fischer protagonizou 'Laços de Família’ (2000) ao lado de Reynaldo Gianecchini e Carolina Dieckmann. Christiane Torloni foi a sexta Helena de Maneco em ‘Mulheres Apaixonadas’ (2002), quando contracenou com Tony Ramos e José Mayer. Por fim, Taís Araujo foi a única Helena negra em ‘Viver a Vida’ (2009), dando vida a uma modelo internacional que deixou a carreira para se casar com Marcos (José Mayer).
Em homenagem ao aniversário de 90 anos de Manoel Carlos, o canal VIVA exibirá a novela ‘A Sucessora’ (1978) de segunda a sábado, às 11h45, folhetim protagonizado por Susana Vieira.
Na trama de Manoel Carlos, que se passa nos anos 1920, Marina (Susana Vieira) se casa com o rico viúvo Roberto Steen (Rubens de Falco), apaixonado pela primeira esposa, Alice (Alessandra Vieira). Além disso, ela passa a ter dificuldades de se adaptar ao luxo da nova vida.