Menopausa interrompida após namoro? Entenda o que aconteceu com Maitê Proença
Anamaria
Maitê Proença falou sobre a sua intimidade e surpreendeu ao dizer que interrompeu a própria menopausa devido a um relacionamento. De acordo com a famosa, se apaixonar fez com que seus hormônios ficassem bagunçados.
Ao jornal 'O Globo', a atriz disse que após se relacionar com um homem mais novo, ela conseguiu resgatar um desejo sexual e até mesmo voltar a menstruar com a mesma frequência que antes. Mas será que esse relato de Maitê faz sentido? Muito provavelmente, ela apenas apenas se confundiu.
No universo das celebridades, sempre há histórias que despertam a curiosidade e nos fazem refletir sobre diversas fases da vida real. Para Maitê, sua decisão de "pausar" a menopausa veio após perceber que seu relacionamento estava lhe trazendo uma nova energia e vitalidade.
No entanto, a menopausa é um processo natural que ocorre por volta dos 45 a 55 anos de idade, e a atriz tem 65. O corpo feminino passa por mudanças hormonais significativas, resultando em sintomas como falta de disposição, ondas de calor, alterações de humor e diminuição da libido.
A ginecologista Natacha Machado explica que a afirmação de Maitê precisa ser compreendida dentro de um contexto. "É importante entender que a menopausa é um processo fisiológico que ocorre devido à diminuição natural dos hormônios reprodutivos, principalmente o estrogênio", diz a médica.
De acordo com ela, existem alguns cenários em que as mulheres podem experimentar uma pausa temporária nos sintomas da menopausa. Um deles é o chamado período pré-menopausa, que é caracterizado por irregularidades menstruais e flutuações hormonais.
Nesse período, as mulheres podem ter momentos em que os sintomas da menopausa não são tão intensos, o que pode ser confundido com uma pausa no processo. "A menopausa não é um interruptor que pode ser ligado ou desligado arbitrariamente", enfatiza em entrevista à AnaMaria Digital.
ENTÃO RELACIONAMENTOS AMOROSOS NÃO INTERROMPEM O PROCESSO?
Embora relacionamentos amorosos possam trazer benefícios para o bem-estar geral e influenciar positivamente a saúde emocional, eles não têm o poder de interromper permanentemente a menopausa.
“Viver momentos de felicidade intensa, como estar apaixonado em um relacionamento amoroso, facilita a produção do hormônio do amor, a ocitocina, que pode estimular e favorecer a contração do útero. E como ela, provavelmente, estava no período pré menopausa, onde ainda existem alguns folículos, ou seja, nesse caso, o ciclo reprodutivo não cessado completamente, e fatores emocionais, fizeram com que a menstruação ocorresse”, ressalta a psicanalista Marcia Cunha.