Home
Entretenimento
O que acontece com Theo em 'Travessia'? Entenda como identificar a dependência digital
Entretenimento

O que acontece com Theo em 'Travessia'? Entenda como identificar a dependência digital

publisherLogo
Anamaria
15/03/2023 23h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15466163/original/open-uri20230315-18-1mxd07w?1678923310
©Foto: Reprodução/Globoplay
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Theo (Ricardo Silva) sofre com a dependência digital em 'Travessia'. A novela aborda os perigos que o constante contato com o virtual pode ter na vida dos jovens. O comportamento do personagem mostra que ele sofre com problemas sociais, além de sua agressividade, já que o adolescente chegou a agredir seus próprios pais, Monteiro (Ailton Graça) e Laís (Indira Nascimento). 

O psicólogo Alexander Be declarou que é importante nunca tentar controlar a vida dos filhos. "Acho legal ter um papo adulto, não no sentido de controle, mas no de orientação. Principalmente orientando qual o conteúdo que eles estão acessando na internet. Tentar conhecer as pessoas com quem eles se relacionam também acho muito importante, sem cobranças, sem imposição, senão o adolescente vai ficar acuado e vai querer fazer justamente o caminho oposto como uma represália, o que é um processo cerebral do adolescente", afirmou o especialista em entrevista à AnaMaria.

A dependência digital não é um vício, mas sim uma compulsão. "É importante falar que quando a pessoa tem algum tipo de compulsão, seja ela qual for, não importa qual seja, o mote psicológico é o mesmo. Sempre vai acarretar ansiedade e depressão quando a frequência compulsiva obsessiva não é atingida. E o que característica a compulsão digital não é a ficar duas horas seguidas a mais na tela, e sim o tempo de intervalo entre uma entrada no computador e uma entrada e a saída do mesmo."

O personagem de Ricardo Silva chegou a agredir seus pais. De acordo com o psicólogo, a agressividade faz parte das compulsões e das obsessões. "Só que a agressividade ela faz parte desse mote quando a pessoa tem essa tendência agressiva. E por algum motivo ou outro ela não consegue complementar o seu ciclo diário compulsivo, ela pode partir pra agressividade", declarou Alexander Be.

Para tratar os transtornos obsessivos compulsivos, é preciso fazer o uso de antidepressivos, ansiolíticos e também psicoterapia. "Às vezes, algum tipo de psicoterapia de reforço, algum tipo de psicologia para elevar a autoestima, algum tipo de psicologia de dessensibilização sistemática para que a pessoa aprenda a ficar sem a atividade compulsiva obsessiva."

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também