O que é quimerismo? Entenda a condição genética de Brisa em 'Travessia'
Anamaria
Brisa (Lucy Alves) já realizou alguns exames de DNA e todos apontam que Tonho (Vicente Alvite) não é seu filho em 'Travessia'. O que acontece é que ela tem quimerismo, uma condição genética rara, que é quando uma pessoa possui dois grupos de DNAs distintos no organismo. Após ir atrás de especialistas para entender o resultado dos testes sobre a maternidade do menino, ela descobrirá tudo.
O quimerismo é extremamente raro e existem apenas 30 casos conhecidos no mundo todo. Ele pode acontecer no nascimento, pois durante a gestação, a mulher pode liberar dois óvulos diferentes que serão fecundados por dois espermatozoides também distintos. Então, eles vão se unir formando um único óvulo com dois materiais genéticos. A condição genética também pode acontecer no transplante de órgãos, já que uma pessoa transplantada pode receber células do doador e ficar com duas linhagens de DNA diferentes.
A pessoa portadora de quimerismo pode apresentar dois tons de pele, um olho de cada cor, dois tipos sanguíneos e alteração nos órgãos genitais. Além disso, há uma maior tendência a doenças autoimunes, já que o sistema imunológico pode rejeitar as células que possuem material genético diferente, atacando-as e ocasionando quadros desse tipo de enfermidade.
Leia também: O que aconteceu com Karina em 'Travessia'? Saiba como evitar a pedofilia virtual
O teste de DNA, como no caso de Brisa, pode dar negativo porque o exame é feito a partir da coleta de saliva ou sangue para analisar a compatibilidade do material genético de duas pessoas. Então, no caso de uma mulher com quimerismo que gera um filho, seu DNA não pode ser transmitido para a criança. O diagnóstico do quimerismo pode ser realizado a partir de testes genéticos em diversos tecidos do corpo, pois busca detectar a presença de dois ou mais tipos de DNA no organismo.