Qual condição de saúde acomete Noah, o neto de Ratinho?
Anamaria
Ratinho costuma aparecer nas redes sociais ao lado da família e nesta quarta-feira (22), publicou nas redes sociais uma foto ao lado de Noah, seu neto que está com cinco anos de idade. Na legenda, o apresentador escreveu que está com saudade do menino.
"Não é dia de #tbt, mas estou lembrando que estou morrendo de saudades de você, Noah. Eu te amo muito, meu lindo. Nosso anjinho", disse Ratinho, que se divide entre o trabalho em São Paulo e viagens ao Paraná, onde os parentes vivem.
A aparência do menino, entretanto, chamou a atenção dos internautas. Isso porque Noah nasceu com hidrocefalia, uma condição de saúde que se caracteriza pelo acúmulo de líquido em cavidades que há no cérebro. O diagnóstico foi revelado pelo próprio Ratinho.
"Essa é uma condição que acaba levando ao inchaço da cabeça. Ele é nosso anjinho, tem que cuidar dele. Ele é muito bonzinho", contou ele. A AnaMaria Digital foi atrás de entender o diagnóstico com a ajuda de especialistas.
ENTENDA
A pediatra e neonatologista Tatiana Cicerelli Marchini explica que a hidrocefalia pode causar diversos sintomas, como dor de cabeça, náuseas, problemas de visão e, em casos mais graves, danos cerebrais. Entre as causas mais comuns estão má formações e infecções.
"O tratamento geralmente envolve a drenagem do excesso de líquido. Porém, é uma condição crônica, ou seja, em muitos caros não possui uma cura completa. A drenagem serve para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida", continua.
A fisioterapeuta neuropediátrica Ana Luiza Soares acrescenta que existem exercícios que podem ser feitos em pacientes com essa condição. "Vale lembrar que cada atendimento é único, então consulte um profissional", ressalta.
Fisioterapia respiratória: exercícios que ajudam no tratamento e otimização das condições respiratórias da criança. Envolve técnicas e exercícios que visam melhorar a ventilação e a capacidade pulmonar, remover secreções das vias respiratórias e fortalecer os músculos respiratórios. Esses exercícios podem incluir técnicas de expansão pulmonar, exercícios de respiração profunda, uso de dispositivos de assistência respiratória, entre outros.
Estimulação motora: exercícios que visam estimular o desenvolvimento motor da criança, ajudando-a a ganhar controle e força muscular, melhorar a mobilidade e a coordenação. Em crianças com hidrocefalia, esses exercícios podem variar de acordo com as necessidades específicas do paciente, no entanto os mais comuns são alongamentos, estimulação sensorial como o tato, visão e a audição com uso de diferentes texturas, sons ou objetos coloridos; e atividades funcionais que visam melhorar a capacidade de tarefas diárias tais como sentar-se, engatinhar, etc.
Fortalecimento muscular: exercícios focados em fortalecer os músculos do corpo da criança, ajudando-a a ganhar força e estabilidade. Isso pode envolver atividades como uso de faixas elásticas ou exercícios específicos para cada grupo muscular.
Equilíbrio e coordenação: exercícios que visam melhorar o equilíbrio estático e dinâmico da criança, bem como sua coordenação motora. Isso pode incluir atividades como ficar em um pé só, caminhar em uma linha reta ou realizar movimentos coordenados com os braços e pernas.
Exercícios de marcha: atividades específicas para melhorar a marcha da criança, ajudando-a a desenvolver um padrão de movimento correto ao caminhar. Isso pode incluir treinamento de passos, equilíbrio durante a caminhada e prática de movimentos de transferência.