Home
Entretenimento
Receita de Margarita: bartender ensina versão abrasileirada do drinque
Entretenimento

Receita de Margarita: bartender ensina versão abrasileirada do drinque

publisherLogo
Anamaria
10/02/2023 20h14
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15419300/original/open-uri20230210-19-11k2thn?1676060442
©Divulgação
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Margareth Same era conhecida por dar festas que duravam dias, sempre recebendo convidados ilustres. Durante um desses eventos, na cidade mexicana de Acapulco, em 1948, foi desafiada a criar um drinque e uniu os ingredientes que mais gostava: Cointreau e Tequila. Para dar uma equilibrada no álcool, adicionou limão e colocou sal na borda da taça, como um toque de elegância. Nascia a Margarita, considerada um dos drinques oficiais da Associação Internacional de Bartenders. Tanto que eles celebram todo 22 de fevereiro como o Dia Internacional da Margarita.

A data é tão importante que a francesa Cointreau, tipo de licor “Triple Sec” que é um dos ingredientes oficiais da bebida, faz um desafio anual para bartenders do mundo inteiro recriarem o coquetel. Diego Willian Queiroz, proprietário do Nuevo Mexico - localizado no bairro de Santana, em São Paulo (SP) - teve a sua receita de Margarita Maria Bonita inscrita na competição, que envolve pessoas de vários países. Os 10 selecionados deste ano serão conhecidos em 21 de fevereiro.

"Usamos referências de duas mulheres, personalidades da época, que eram influentes e tinham como ponto em comum a beleza: Margarita Sames, a socialite que dá nome ao coquetel, e Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita. Essa última, cangaceira, casada com o rei do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião", destaca o bartender.

O desafio deste ano era recriar a receita de Margarita somente com utensílios que existiam em 1948. Além disso, dois ingredientes eram obrigatórios: Cointreau e sal. A receita de Diego recorre a itens fartamente utilizados por Maria Bonita, como Seriguela, Laranja Bahia e Cachaça, agregados a Cointreau l’Unique e Suco de Limão-Siciliano, dando um toque “seco” e, ao mesmo tempo, de frescor. "Leva ainda Flor de Sal, simbolizando a beleza das duas personalidades, e Chá de Hibisco, que, sobre os tons amarelos do coquetel, representando o vermelho do sertão e um lindo pôr do sol texano", explica Diego. 

QUE TAL FAZER EM CASA?

receita de margarita
Crédito: Divulgação

Ingredientes

  • 50 ml Cointreau l'Unique
  • 40 ml Cachaça envelhecida em Carvalho europeu
  • 30 ml Suco de Laranja Bahia
  • 40 ml Xarope de Seriguela
  • 10 ml Suco de Limão-Siciliano

Xarope de Seriguela (Levar ao fogo até ferver. Em fogo baixo reduza até a consistência de xarope e reserve.)

  • 240 ml de suco de Seriguela
  • 70 gramas de açúcar
  • 100 ml de água.

Chá de Hibisco Fortificado (Levar ao fogo até ferver. Após coar e reservar)

  • 100 gramas de flor de Hibisco
  • 200 ml água

Em uma coqueteleira, coloque o Cointreau l'Unique, cachaça envelhecida em carvalho europeu, suco de Laranja Bahia e o suco de Limão-Siciliano. Mixar todos os ingredientes, coar e servir em um copo baixo com Flor de Sal na borda. Por último, acrescentar uma pequena faixa com Chá de Hibisco fortificado. Decorar com casca de Laranja Bahia e flor de Hibisco.

Se você achou muito complexo, vale ressaltar que o restaurante de Diego, o Novo México, fará um Festival de Margaritas para comemoração do Dia Internacional do coquetel em questão. Para o evento, ele ressalta, mudou a receita de Margaritas, pois alguns ingredientes sazonais não estariam disponíveis na data. "Troquei a Seriguela por xarope de caju, já a cachaça eu mudei para tequila com o intuito de deixar mais com uma cara de margarita", explica. Na ocasião do Festival, a Margarita Maria Bonita sairá por R$ 35,00.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também