Sono depois do almoço? Nunca mais!
Anamaria
Quem nunca sentiu aquele sono depois de almoçar? De acordo com Stefani Rocha, nutricionista da Clínica Penchel (MG), isso acontece quando comemos muitos alimentos ricos em carboidratos simples e nosso sistema digestivo, que precisa de mais energia para realizar as suas funções, diminui o fluxo sanguíneo em várias partes do corpo, principalmente no cérebro, dando a sensação de sono. A seguir, veja maneiras simples de melhorar a disposição. É só mudar alguns hábitos.
- Faça opções mais saudáveis: prefira comer arroz integral, mandioca ou batata-doce. Carnes magras grelhadas e assadas como peito de frango, patinho, acém e lagarto também são boas escolhas.
- Beba água: a desidratação pode ser responsável por drenar nossa energia e afetar a habilidade de pensar racionalmente. Por isso, não abra mão de tomar dois litros por dia.
- Tome sol: passar o dia em um escritório ou sala de aula fechada faz com que o cérebro ache que é hora de dormir e libere a melatonina, diminuindo os níveis de energia.
- Coma chocolate amargo: o doce contém teobromina e cafeína, fontes de energia, e flavonoides, antioxidante que melhora o humor. Só não pode extrapolar na quantidade, viu? O ideal é 15 g por dia!