Usar desodorante natural vale a pena? Free forms estão em alta
Anamaria
Na área da saúde e estética, muito se discute sobre os prováveis danos físicos provocados pelo uso de desodorantes e antitranspirantes tradicionais. Indispensáveis para a higiene e a proteção, existe uma grande diferença entre os dois itens.
O desodorante é responsável por diminuir o odor provocado por fungos e bactérias na região da axila. Já os antitranspirantes carregam uma quantidade específica na composição de cloridróxido de alumínio, para inibir o excesso de suor da região.
Trata-se, no entanto, de um componente polêmico e considerado nocivo para o organismo e o meio ambiente. “A substância age nos canais das glândulas sudoríparas, obstruindo e impedindo a saída do suor. Essas moléculas são responsáveis por causar irritação, queimação, vermelhidão e coceira na região, além de criar manchas e escurecer a pele”, explica Patrícia Elias, esteticista-dermaticista.
Foi pensando no estilo de vida mais saudável, portanto, que o mercado da beleza passou a criar os chamados produtos free form. Diferentemente das convencionais, as fórmulas são compostas por ingredientes que não causam problemas de saúde e nem agridem a natureza. Vem saber mais!
AÇÃO
Os produtos naturais ajudam apenas com o odor, sem fazer efeito na redução do suor. As composições são feitas, na maioria das vezes, de ativos como óleos essenciais de alecrim, melaleuca, aloe vera ou manteiga de carité, que ajudam a hidratar a região das axilas.
RECOMENDAÇÃO DA ESPECIALISTA
Para quem busca migrar para os desodorantes naturais, se o caso for sudorese, ou seja, a produção de suor além do normal, é preciso buscar um tratamento específico, pois a opção natural não irá ajudar, podendo até mesmo aumentar o odor.
“Encontrar um produto que se adapte à flora bacteriana é algo muito pessoal. Por isso, realizar um acompanhamento médico e testar a maior quantidade de produtos, até encontrar o certo, é fundamental”.
RECEITA CASEIRA
Em um frasco limpo, misture leite de magnésia, 20 gotas de óleo essencial de melaleuca e 1 colher (sobremesa) de óleo de coco. O leite de magnésia é excelente para acalmar a irritação da pele, além de conter pH alcalino, responsável por eliminar bactérias.
Já o óleo essencial de melaleuca tem propriedades fungicida e bactericida e o óleo de coco, além de ajudar na hidratação, também age como antibactericida e fungicida.