5 erros que podem ter passado despercebidos em filmes famosos de Hollywood
Aventuras Na História
Grandes diretores, filmes icônicos. Hollywood é considerado um padrão de ouro para o cinema, mas como dizer ao contrário? Ao longo de décadas, a indústria norte-americana produziu alguns dos longas mais aclamados de todos os tempos — sendo responsável pelas maiores bilheterias da história.
Apesar de sua grandeza, nem tudo está fadado ao sucesso e tampouco alheio de críticas e falhas. Até mesmo nas grandes produções existem erros podem ter passado desapercebido pela direção, equipe de filmagem ou edição, mas não pelos olhares mais atentos do público.
Engana-se quem pensa que a lista está restrita a diretores amadores, estamos falando de alguns dos maiores clássicos da sétima arte. Confira nossa lista com 5 dos maiores erros de filmes hollywoodianos!
1. O Stormtrooper atrapalhado
Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança estreou nos cinemas em maio de 1977. O primeiro filme da franquia de George Lucas foi responsável por conquistar, na época, a maior bilheteria do cinema de todos os tempos: 775 milhões de dólares.
É verdade que nem mesmo Lucas esperava o sucesso do filme, que aquela altura chamava apenas Star Wars — visto a incerteza sobre sua continuação. Mas nem mesmo um erro que se tornou lendário tirou o brilho da produção.
Na parte final do filme, um desajeitado Stormtrooper — tropa de base do Império Galáctico — acaba batendo a cabeça em uma das portas levadiças da Estrela da Morte. O erro é conhecido como um dos mais icônicos da história do cinema.
2. O menino que dedurou Hitchcock
Em Intriga Internacional (1959), o roteirista Ernest Lehman pretendia escrever "o filme de Hitchcock para acabar com todos os [outros] seus filmes", descreve artigo da TCM. De fato, o longa foi muito bem recebido pela crítica e indicado a três categorias do Oscar: Melhor Edição de Filme, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Original.
Estrelado por Cary Grant, o drama conta a história de um executivo de publicidade da cidade de Nova York forçado a fugir após ser confundido com um agente do governo. No final do filme, as coisas mudam, resultando no protagonista levando um tiro em uma lanchonete.
É justamente nesse momento que a falha na produção acontece. Um dos atores mirins contratados como figurante acaba atrapalhando o suspense da cena ao tampar os ouvidos, claramente esperando o som do tiro, bem antes da cena acontecer.
3. Gladiador e a carruagem a gás
Dirigido por Ridley Scott, o filme épico de história Gladiador (2000) foi indicado a doze categorias do Oscar, recebendo cinco prêmios — entre eles o de Melhor Filme e Melhor Ator (Russel Crowe).
Embora um sucesso – arrecadou mais de 450 milhões de dólares – o longa ,que se passa no ano de 180 d.C, apresenta algumas inconsistências históricas e de temporalidade em seu enredo, como uma carruagem movida a gás.
Não é preciso nem mencionar que quando os gladiadores usavam os veículos, eles eram puxados por cavalos, mas não é bem isso que acontece no filme. Afinal, em uma cena, um cilindro de gás aparece na parte de trás de uma das carruagens.
4. O tiroteio em Pulp Fiction
Com seu avassalador Cães de Aluguel (1992), Quentin Tarantino começou sua carreira com um dos diretores mais promissores do cinema norte-americano. E ele fez questão de não decepcionar em sua produção seguinte: Pulp Fiction: Tempos de Violência (1994).
Com um elenco repleto de estrelas, Tarantino criou as histórias entrelaçadas de um drama policial bem-humorado e fez da produção um dos seus filmes mais conceituados e amados pelo público e crítica.
Mas nem mesmo Quentin foi capaz de escapar de erros de continuação. Em uma das cenas marcantes da produção, Samuel L. Jackson e John Travolta visitam um apartamento onde seus alvos tentam abatê-los.
Mas antes mesmo da troca de tiros começar, vários buracos de balas são visíveis nas paredes — algo que não estava lá no início da cena. Parece que até mesmo alguém tão cuidadoso quanto Tarantino é capaz de cometer um erro dessa natureza.
5. O carro em Coração Valente
Quando Coração Valente estreou nos cinemas, em 1995, o filme foi logo um sucesso. Estrelado e dirigido por Mel Gibson, a produção foi indicada a dez categorias do Oscar, recebendo metade dos prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.
Coração Valente narra a história do guerreiro escocês William Wallace, que liderou seu país para a liberdade do rei Edward I da Inglaterra. O sucesso, porém, não agradou tanto assim o povo representado, que enxerga uma visão bastante desprezível de seu país.
Mas o ponto em questão é outro. Em Coração Valente, Mel Gibson deixou passar uma falha óbvia: em uma das principais cenas de batalha do longa, é possível ver um carro no canto inferior da tela.