A atriz de Hollywood que é descendente do rei Robert the Bruce da Escócia
Aventuras Na História
Tilda Swinton é uma famosa atriz britânica de 62 anos que é conhecida ter interpretado personagens como a Feiticeira Branca de "As crônicas de Nárnia", o Ancião de "Doutor Estranho" e Karen Crowder em "Conduta de Risco" — com este papel, em particular, recebeu um Oscar em 2008.
Um detalhe menos conhecido a respeito dela, por sua vez, é que a artista é uma descendente de um rei que governou a Escócia no século 14: "Robert the Bruce".
Mais do que um governante, ele foi celebrado em vida como um herói nacional por ter liderado as tropas escocesas na Guerra de Independência da Escócia, que era então uma colônia britânica, contra a Inglaterra. O local, vale mencionar, conquistou sua autonomia em 1328.
Sangue azul
A conexão sanguínea entre Swinton e a realeza escocesa foi descoberta em 2009 por um grupo de pesquisadores de Edimburgo, como repercutiu a BBC Internacional. Segundo eles, existem 19 gerações que separam Robert the Bruce da Escócia e a atriz de Hollywood.
Outro detalhe surpreendente é que a conexão dela com o monarca vem tanto pelo lado da família de sua mãe, Judith Balfour, quanto pelo lado do pai, John Swinton, com ambos tendo Robert II, o neto de Robert the Bruce, como seu antepassado comum.
Curiosamente, os dois são descendentes de filhos fora do casamento. Judith vem de Mariotta Cardney, que foi fruto do romance entre Robert II e sua amante favorita, e John descende do duque de Albany, um filho ilegítimo que, apesar de seu baixo nascimento, ainda conseguiu um título de nobreza.
Antepassados importantes
Além disso, segundo foi divulgado na época, a árvore genealógica de Tilda Swinton inclui ainda outras duas figuras históricas de importância.
A primeira é Alan Archibald Campbell Swinton, um renomado engenheiro eletricista que viveu entre o século 19 e o 20. Ele, além de ter sido responsável por fazer as primeiras imagens de raio-x da história da Grã-Bretanha, ainda desenvolveu a base teórica que seria usada para a invenção da televisão eletrônica.
A segunda, por sua vez, é Sir Ernest Swinton, um militar do exército britânico que ocupava o cargo de major-general. O oficial, que viveu no mesmo período em que Alan Archibald, também acabou contribuindo para uma inovação relevante, esta no campo bélico: Sir Ernest ajudou a desenvolver e colocar em uso o tanque militar durante a Primeira Guerra Mundial.
A dinastia continua
Tilda Swinton é mãe de dois filhos, Xavier Byrne e Honor Byrne, que, por serem irmãos gêmeos, tem ambos 25 anos. A segunda, por sua vez, também segue os passos de sua figura materna, atuando como atriz.