À Espera de um Milagre: Filme é baseado em história verdadeira?
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Quando se trata de provocar emoções no espectador, o cinema provavelmente é uma das vertentes da arte mais poderosas. Seja medo, tensão, esperança, emoção ou tristeza, não é incomum que as pessoas expressem sentimentos quando vejam algumas obras em específicas e, até mesmo, podem levar os espectadores a chorar. E poucos filmes foram capazes de arrancar tantas lágrimas quando 'À Espera de um Milagre'.
"O carcereiro Paul Edgecomb tem um relacionamento incomum e comovente com um preso que está no corredor na morte: John Coffey, um negro enorme, condenado por ter matado brutalmente duas gêmeas de nove anos. Ele tem tamanho e força para matar qualquer um, mas seu comportamento é completamente oposto à sua aparência. Além de ser simples, ingênuo e ter pavor do escuro, ele possui um dom sobrenatural. Com o passar do tempo, o carcereiro aprende que, às vezes, os milagres acontecem nos lugares mais inesperados", narra a sinopse.
Ambientado em um presídio no sul dos Estados Unidos na época da Grande Depressão — ou seja, em um cenário e contexto extremamente racistas —, não se espera que o "milagre" ao qual o nome do filme faz menção seja a soltura de Coffey, que não cometeu o crime pelo qual foi acusado. Assim, no final, podemos ver sua morte devastadora na cadeira elétrica.
+ Condenação injusta para quatro homens negros é cancelada pela justiça dos EUA, após sete décadas
Com uma narrativa tão emocionante, surge a seguinte dúvida: a história de John Coffey e de 'À Espera de um Milagre' é inspirada em um evento verdadeiro? Confira!
Inspiração
Logo de cara, é possível adiantar que 'À Espera de um Milagre' é inspirado, antes de qualquer coisa, no livro homônimo escrito por Stephen King e publicado originalmente em 1996.
+ Stephen King: Recomendamos 8 obras para conhecer o mestre do terror
Aqueles que conhecem o autor, provavelmente relembram algumas de suas obras mais famosas, que incluem livros (e filmes) como 'O Iluminado', 'It - A Coisa' e 'Cemitério Maldito'. Em outras palavras, a especialidade de King está mais para o terror que para contar histórias reais.
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.uol.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2024%2F04%2Fa-espera-de-um-milagre-1.jpg)
No entanto, é inegável que a história retratada na trama, de um homem negro encarcerado em um estado extremamente racista e sentenciado à morte, remeta a um evento real, que envolve um garoto de apenas 14 anos.
George Stinney
George Junius Stinney Jr. foi um jovem americano que, com apenas 14 anos, foi condenado por matar e agredir sexualmente duas meninas brancas em 1944 — uma década depois de quando se passa o filme —, na cidade de Alcolu, Carolina do Sul.
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.uol.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2Festados_unidos%2Fgeorge_stinney.jpg)
Seu caso chocante culminou em sua execução na cadeira elétrica de maneira bastante rápida, no mesmo ano em que se deu sua prisão e julgamento. Porém, sua verdadeira participação ou não no crime só seria investigada muitos anos depois, quando também se provaria que o garoto teria sido, na verdade, inocente das acusações. No entanto, é necessário frisar que Stephen King nunca falou sobre uma suposta inspiração.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)