A Odisseia: o que sabemos até agora sobre o novo filme de Cristopher Nolan?
Aventuras Na História
O diretor Christopher Nolan vai adaptar para o cinema o épico grego "A Odisseia", de Homero. O filme tem lançamento previsto para 17 de julho de 2026.
A narrativa seguirá a jornada de Odisseu em seu retorno a Ítaca após a Guerra de Troia, enfrentando diversos desafios, incluindo encontros com Polifemo, as Sereias e Circe, culminando em sua reunião com a esposa, Penélope.
Elenco
O filme conta com um elenco estelar, que inclui: Tom Holland, Zendaya, Anne Hathaway, Matt Damon, Charlize Theron, Robert Pattinson e Lupita Nyong'o.
Além disso, Elliot Page, Himesh Patel, Bill Irwin, Benny Safdie, John Leguizamo e Samantha Morton também integram o elenco.
Gravação
As filmagens ocorrerão em diversas partes do mundo, incluindo locais históricos da narrativa original. A ilha siciliana de Favignana, conhecida como "Ilha das Cabras", que se acredita ser uma das inspirações para as ilhas descritas no texto de Homero, será o principal local de gravação.
As filmagens estão programadas para começar em março de 2025 e, para a nova produção, Nolan utilizará uma nova tecnologia de filmagem IMAX para capturar a grandiosidade da narrativa, prometendo uma experiência cinematográfica imersiva. Estima-se que essa seja a produção mais cara já encabeçada pelo diretor.
O poema
"A Odisseia" é uma das obras mais antigas da literatura que continua a fascinar leitores ao redor do mundo. Este poema épico narra a jornada de um herói grego que luta para retornar para casa após os eventos da Guerra de Tróia. Conheça a história abaixo!
A Odisseia é um poema épico atribuído ao poeta grego Homero, considerado uma das obras fundamentais da literatura clássica. Com sua composição datando entre os séculos IX e VII a.C., o poema narra as intricadas aventuras do herói Ulisses, que, após a Guerra de Troia, enfrenta uma longa jornada de dez anos até retornar à sua terra natal, Ítaca.
A obra é dividida em 24 cantos, conhecidos como rapsódias, que se organizam em três partes principais, embora essa divisão não seja explicitamente delineada no texto.
Saiba mais: Conheça o poema que será adaptado em filme de Christopher Nolan;