Ainda Estou Aqui: saiba onde assistir ao filme ambientado na ditadura
Aventuras Na História
"Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, foi indicado ao Oscar 2025 em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com destaque para a performance de Fernanda Torres.
Há mais de 20 anos, a ilustre Fernanda Montenegro, mãe da protagonista, foi indicada ao Oscar por “Central do Brasil”, contudo, não garantiu a estatueta.
“Agora, sua filha pode trazer o primeiro Oscar do Brasil na categoria de Melhor Atriz. Esse é exatamente o tipo de história de azarão que os americanos adoram. Combinado ao carisma e talento de Fernanda, isso a torna uma candidata forte e me deixa otimista”, explicou a cineasta brasileira Fernanda Schein.
O filme
A narrativa é baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 2015, que aborda a história de sua mãe, Eunice Paiva.
Situada na década de 1970, a trama retrata a vida de Eunice, interpretada por Fernanda Torres, que se vê diante da brutalidade do regime militar após a prisão e desaparecimento de seu esposo, o deputado cassado Rubens Paiva, papel de Selton Mello. O enredo ilustra como a rotina de uma mulher comum se transforma drasticamente quando seu marido desaparece sob circunstâncias alarmantes.
Com a necessidade de abandonar seu papel tradicional como dona de casa, Eunice se torna uma ativa defensora dos direitos humanos.
Sua jornada é marcada por uma luta incansável pela verdade sobre o destino do marido e pelo enfrentamento das consequências severas da repressão política.
O filme não apenas foca no drama individual de Eunice, mas também expõe o impacto do regime militar na vida de inúmeras famílias brasileiras, enfatizando o papel vital das mulheres na resistência.
Onde assistir
Atualmente, o filme "Ainda Estou Aqui" está disponível exclusivamente nas salas de cinema do Brasil. Até o momento, o lançamento no streaming não foi anunciado, entretanto, o longa foi produzido pela Globoplay, como resultado, é esperado que a obra chegue à plataforma digital após as exibições nas telonas.