Ambiente do oceano tenta ser representado em mostra imersiva 360º
Aventuras Na História
Nos últimos anos, as chamadas exposições imersivas vêm se tornando um grande fenômeno no universo das artes. A mais nova experiência do tipo chega nesta terça-feira, 12, na Casa Fiat de Cultura, em Minas Gerais, com a mostra “Oceanvs - Imersão em azul”, que proporciona ao público um mergulho na imensidão e nos mistérios do oceano.
Conforme o curador Antonio Curti, “Oceanvs - Imersão em azul” surgiu com o intuito de apresentar para aqueles que visitarem a experiência imersiva uma reflexão acerca da importância da água. Sobre isso, ele comenta: “Queremos conversar com o visitante sobre esse tema que é tão importante na sociedade como um todo. É um elemento primordial na construção das civilizações”.
Além disso, segundo o Estado de Minas, ele comenta sobre a experiência imersiva e o que elas proporcionam para o público:
Neste tipo de exposição, o visitante passa da contemplação para a imersão, ele faz parte da experiência. Nós colocamos o visitante como agente ativo no centro da obra. Outro ponto é que, ao mesmo tempo em que ele está dentro da obra de arte, ele não é capaz de entender logicamente como tudo aquilo é feito. Essa questão meio mística e mágica também encanta muito o visitante dos centros culturais.”
Antonio ainda comenta que os elementos trabalhados na exposição são explorados de forma artística: “A gente lida com esse elemento de uma forma artística, não literal. As sensações são mediadas por cor, luz, sombra e pela trilha sonora, que trazem para o público reflexões sobre sustentabilidade, abundância, vida e morte”.
A mostra
“Oceanvs - Imersão em azul” está presente em dois ambientes principais, em que imagens transmitidas em looping simulam o ambiente do oceano. A exposição será aberta na noite desta terça-feira, 12, às 19h30. Além disso, a experiência fica sediada na Casa Fiat de Cultura, Praça da Liberdade, 10, Funcionários, Belo Horizonte, em Minas Gerais.
As visitas acontecem de terça a sexta, das 10h às 21h. Aos finais de semana e feriados, o horário é das 10h às 18h. A entrada será franca até o dia 19 de novembro.