As Branquelas: Veja as figuras da vida real que inspiraram as gêmeas do filme
Aventuras Na História
Nesta segunda-feira, 11, será exibido na Sessão da Tarde um dos filmes de comédia mais queridos do começo dos anos 2000, criado pelos emblemáticos irmãos Wayans — responsáveis por incontáveis paródias e comédias do cinema, como 'O Pequenino' (2006) ou a franquia 'Todo Mundo em Pânico', ou a série 'Eu, a Patroa e as Crianças' —: 'As Branquelas'.
Lançado em 2004, o filme é dirigido por Keenen Ivory Wayans, e acompanhamos Marlon e Shawn Wayans interpretando os irmãos Marcus e Kevin Copeland, dois agentes do FBI que "acidentalmente evitam que bandidos sejam presos em uma apreensão de drogas. Como castigo, eles são forçados a escoltar um par de socialites nos Hamptons. Quando as meninas descobrem o plano da agência, elas se recusam a ir. Sem opções, Marcus e Kevin, dois homens negros, decidem fingir que são as irmãs Brittany e Tiffany e se transformam em um par de loiras", conforme a sinopse.
Basicamente um grande trabalho de família, com três irmãos envolvidos no enredo e na produção, o filme ficou especialmente lembrado por seu trabalho de cabelo e maquiagem — e não pela qualidade, mas sim pelo quão tosco conseguia ser, embora elaborado, o que potencializa o fator comédia da obra.
Com isso, 'As Branquelas' mostrou-se um grande sucesso: custando "apenas" US$ 37 milhões, ele arrecadou US$ 113 milhões e, 20 anos depois, ainda é sempre lembrado como uma das comédias mais queridas e alucinantes já feitas, conforme repercute a Today.
+ Inspiração, transformação nas irmãs e mais: 5 curiosidades sobre ‘As Branquelas’
Inspiração real?
Uma pergunta que alguns podem acabar se fazendo sobre o filme é se ele é inspirado ou não em alguma história real. E é possível adiantar que não; porém, duas personagens centrais da narrativa são especialmente baseadas em duas pessoas bastante famosas na indústria do entretenimento e entre os ricaços americanos: as irmãs Paris e Nicky Hilton.
Em 2021, Marlon Wayans revelou, em uma publicação em seu Instagram, que as irmãs Hilton, grandes ícones socialites do início dos anos 2000, foram a base para suas personagens principais que ele e seu irmão, Shawn, interpretaram em 'As Branquelas'.
A revelação e a história por trás da criação foi na legenda de uma foto que ele postou ao lado de Paris. Ele começou escrevendo: "A 'garota branca' [em referência ao nome em inglês do filme, 'White Chicks'] original e eu".
História engraçada, um dia meu irmão Shawn (@therealdjsw1) me ligou às 3 da manhã dizendo 'Marlon, deveríamos interpretar garotas brancas'", continuou o ator na publicação.
Ele então perguntou ao irmão se ele estava "chapado", mas no dia seguinte Shawn compartilhou com Marlon uma revista em que Paris e Nicky estampavam a capa. "Eu entendi imediatamente", ele escreveu. "Elas eram tão grandes e eram a porta de entrada para a cultura pop. Fizemos aquele filme com bom espírito para celebrar um momento especial em todas as nossas vidas".
Por fim, Marlon escreveu na publicação: "Então obrigada Paris e Nikki (sic) por serem musas. Amo vocês. Quando fizermos #whitechicks2 'vamos às compras'".
Incômodo?
Por mais que muita gente possa pensar que alegar que as personagens fúteis da comédia de 2004 tenham irritado as irmãs Hilton, a verdade passa bastante longe disso.
Com bom senso de humor, Paris Hilton escreveu nos comentários da publicação de Marlon: "Foi ótimo ver você ontem à noite. Aquele filme foi hilário pra caramba. Também te amo, mano, e sim, nos conte". E Nicky acrescentou: "Estamos felizes por podermos ser uma fonte de inspiração! 'As Branquelas 2'?"
Inclusive, a aceitação das irmãs Hilton sobre o filme é algo que motiva os irmãos Wayans e desenvolver uma continuação desta comédia tão amada pelo público. Em 2020, Marlon disse à People: "As pessoas sempre dizem: 'Você poderia fazer um 'As Branquelas 2' agora?' Acho que definitivamente. Uma boa piada é quando você consegue fazer as pessoas que você está parodiando rirem. Quem ama mais 'As Branquelas'? Garotas brancas. Neste ambiente, neste clima, todos nós precisamos de algo para rir sobre nós mesmos".