Home
Entretenimento
Autoria da foto da 'Menina do Napalm' é questionada em documentário polêmico
Entretenimento

Autoria da foto da 'Menina do Napalm' é questionada em documentário polêmico

publisherLogo
Aventuras Na História
29/11/2025 17h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50839/original/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png?1764190102
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

De acordo com o portal Deadline, a produção acompanha o fotógrafo de guerra Gary Knight e uma equipe de jornalistas em uma busca por respostas — e por justiça — para o homem identificado apenas como “o freelancer”.

“Um ex-editor fotográfico de Saigon revela um segredo que o atormenta há 52 anos, desencadeando uma investigação envolvente de dois anos sobre a verdade por trás de uma das fotografias mais icônicas da Guerra do Vietnã”, diz a sinopse.

Bao Nguyen, que já recebeu indicação ao Emmy por “A Noite que Mudou o Pop” (2024), lançado pela própria Netflix, também assina produções como “Be Water” e o ainda não lançado “Jimi”, sobre o guitarrista Jimi Hendrix.

O que disse o diretor

Nguyen acrescentou ainda que a parceria com a Netflix permitirá que o filme alcance o público global, inclusive os espectadores no Vietnã, dando à história de Nghệ a visibilidade e a dignidade das quais ele teria sido privado por décadas.

Investigações

A Associated Press investigou as alegações apresentadas no documentário, mas não chegou a uma conclusão definitiva sobre a autoria. Em nota, a agência declarou: “A extensa análise visual da AP, entrevistas com testemunhas e o exame de todas as fotos disponíveis tiradas em 8 de junho de 1972 mostram que é possível que o Ut tenha tirado essa foto. Nada disso prova que outra pessoa o fez.” Assim, a AP decidiu manter Nick Ut como o autor oficial.

Paralelamente, a World Press Photo conduziu sua própria investigação independente sobre a fotografia, formalmente intitulada “O Terror da Guerra”. Segundo a Netflix, as análises técnicas e forenses realizadas pela instituição encontraram evidências suficientes para suspender temporariamente a atribuição da foto a Ut, em uma decisão inédita na história da organização. Em seu site, a World Press Photo reforçou que seu papel não é agir como juiz final, mas “criar espaço para conversas difíceis e honestas”.

“O Freelancer” é produzido por Fiona Turner e Terri Lichstein. Entre os produtores executivos estão Gary Knight, Sue Turley, Grace Lay, Michael Y. Chow, Alex Cotraviwat, Kevin Lin, Nina e David Fialkow, Andrew Reid, William Reid, Sam Reid, Jeremy Gardner, Jeff Zimbalist, James Costa e Trevor Burgess.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também