Casa das Rosas reabre após dois anos fechada e investimento milionário
Aventuras Na História
Após ficar fechada por cerca de dois anos para um processo de restauração e conservação, a icônica Casa das Rosas, na Avenida Paulista, enfim reabrirá neste sábado, 28. O endereço foi construído em 1935 — sendo projetado por Francisco de Paula Ramos de Azevedo em 1928.
O processo de restauração visou acabar com problemas como infiltrações e rachaduras, além de melhorias nos sistemas hidráulicos e elétricos — apontando como primordiais para manter a estrutura da Casa das Rosas.
Outro ponto melhorado, conforme aponta a CNN, foi a recuperação da aparência original em diferentes espaços da Casa — como a restauração de papéis de parede usados quando o local foi construído.
O casarão no estilo clássico francês também foi 'modernizado' com a ampliação da acessibilidade do local: como a implantação de piso tátil, a instalação de placas em braile nas escadas e sinalizações para pessoas com baixa visão são algumas das mudanças.
Investimento e exposição
Ao todo, o Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, investiu R$ 4,2 milhões para as obras. A Casa das Rosas reabre neste sábado, 28, como a exposição "Vivências do Novo".
Separada em dois módulos, o piso térreo trará imagens das mudanças vividas pela Avenida Paulista ao longo das décadas — e sobre como a Casa das Rosas foi usada para diferentes meios durante isso. Já o andar de cima abriga a parte chamada de "Dimensão Cidade", que apresenta a obra de 15 artistas atuais sobre a urbanidade.